Silvaney Sauer Walter

Não se perca no tempo, hoje é  
Domingo, 17 de Dezembro de 2017  

JUNHO

ESTAMOS COM PROBLEMAS TÉCNICOS. AGRADECEMOS A COMPREENSÃO.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1980 – 30 de junho, as 12h30m, o Papa João Paulo II aterrisa no Brasil, beijando o solo em Brasília depois de descer as escadas do avião. O que se daria em seguida foi algo nunca visto antes neste país e que talvez nunca mais vejamos nestas proporções. O Brasil simplesmente parou por 12 dias, com milhões de pessoas se mobilizando para vê-lo em São Paulo, no Rio, em Curitiba, em Porto Alegre, em Fortaleza, em Belo Horizonte... Onde ele não estava, como era o caso de Campo Mourão, as pessoas não tiravam os olhos da TV, acompanhando dia e noite seus passos. Nestes dias, em que o prefeito era Augustinho Vecchi, o prédio que abrigaria a segunda emissora de rádio da cidade já estava pronto, e em pouco mais de um mês a Rádio Humaitá estaria transmitindo em caráter experimental.

 

1989
Gonzaguinha apresenta-se em Campo Mourão, no Ginásio da Arcam.



"Bem Que Se Quis" , com Marisa Monte, era uma das canções mais executadas nas FMs, inclusive na Rural FM de Campo Mourão.

1988

Numa sexta-feira à noite, 10 de junho, a cantora Wanderléa, a “ternurinha” ,  se apresenta no Ginásio de Esportes da Arcam, no “Baile dos Anos Dourados”. É a segunda vez que a Rainha da Jovem Guarda vem a Campo Mourão. A primeira foi em 1970.



A modelo Luiza Brunet tornava-se mãe e era capa da revista Manchete.

1978
Rádio Difusora Colméia começa a apresentar o “Programa Anísio Morais”, que se tornaria o mais popular da história do rádio mourãoense.  



“O Homem de Virginia” , nas tardes da TV Tibagi. A emissora de Apucarana, que sempre teve uma boa repetidora de imagens em Campo Mourão, nesta época era uma opção para quem não gostava de novelas, pois sem poder retransmitir imagens das grandes redes, exibia filmes e mais filmes.

1977

Morre aos 67 anos o pioneiro e ex-prefeito Antônio Teodoro de Oliveira, deixando viúva Maria Zuleika Teodoro, 59 anos.

Dickson Fragoso Veras, 47,  começa a editar a “Folha do Campo”, o primeiro jornal diário da cidade, que não duraria dois anos.



O cantor norte-americano Elvis Presley, 42, realiza o que seria sua última turnée,  nos EUA. Mesmo gordo e decadente, além de desprezado pela crítica, foi aplaudidíssimo até o fim. O Beatle John Lennon sintetizou o mito Elvis dizendo: “Há duas coisas que eu gostaria de ter feito na vida: ter escrito Alice no País das Maravilhas e ter sido maior do que Elvis Presley”.

1975
Morre Delcides Franciscano, pioneiro de Campo Mourão, onde chegou em 1947.



Os Pholhas, grupo brasileiro que cantava em inglês, tinham o maior sucesso do momento: “Forever”, que era o compacto mais vendido do país.

1970

Prefeitura e Comércio instalam TV (preto e branco, não havia tv a cores no Brasil ainda) na Praça Getúlio Vargas,  que é ligada  todos os dias a noite e  aos Domingos a partir das 15 horas, para  o televisionamento da Copa do Mundo, no México.  Além da praça, também a população dos principais bairros da cidade pode ver a Copa pela TV:
-Lar Paraná (pátio da paróquia)
-Vila Urupês (pátio do grupo escolar)
-Vila Operária (Escola Osvaldo Cruz)
-Vila Rio Grande (Em frente  a residência do sr. Gonçalves dos Santos)
Globo, Tupi e Record fizeram em conjunto as transmissões. Mas a maior audiência na Copa de 70 ainda foi a das emissoras de rádio, com destaque para as narrações de Fiori Gigliotti-Bandeirantes de São Paulo, Joseval Peixoto-Jovem Pan de São Paulo, Haroldo Fernandes-Tupi de São Paulo, Doalcey Bueno de Camargo-Tupi do Rio, Waldir Amaral-Globo do Rio e Jorge Cury-Nacional do Rio.



Nos intervalos das espetaculares exibições da seleção canarinha no México, muitas mulheres folheavam a edição 1194 da revista  “Grande Hotel” da Editora Vecchi, há mais de 20 anos uma das mais vendidas no país. Um dos destaques da revista, a sensualíssima e corpulenta Raquel Welch era um dos cartazes do Cine Plaza, “A Mulher de Pedra”, em que fazia par com Frank Sinatra.

1969
Fundado o Country Clube de Campo Mourão. José Luiz Tabith foi seu primeiro Presidente, e nos outros cargos estavam Ivo Mário Trombini, Germano Traple, João Maria Moro, José Antônio Rossiter do Nascimento, José Aldo Kaul, Ademar Ferreira Caldas, Arnaldo Braga da Silveira, Bruno Ghering, Basílio Vilani, Eduardo Portes Rocha, Euvaldo Cordeiro Correa, Francisco Jorge Spartalis Teixeira, Getúlio Ferrari, Haroldo Gonçalves Neto, Kassuiki Okumara, Marcos de Lucas Fanckin, Osvaldo Wronski, Pedro Boscardim, Rosalino Salvadori, Sérgio Sebastião Miguel, Theonaldo Siqueira Ribas, Walter Malluf e Wilfredo Quandt



Desde 1966 que o astro pop norte-americano Johnny Rivers não saia das paradas de sucesso brasileiras. Em junho de 1969 seu compacto duplo “It’s Too Late” ainda estava lá.

1968

Sai a primeira edição da “Folha de Campo Mourão. De propriedade do londrinense José Marcelino Monteiro, contava com a  participação societária do empresário Getúlio Ferrari e dos radialistas da Colméia Pedro da Veiga e Wille Bathke Jr.  Suas edições eram semanais.



Silvinha, então com 17 anos, era sucesso com “Minha Primeira Desilusão”.

1965

O “Jornal de Notícias”, editado entre 1964 e 1966 em Campo Mourão por Edir Castelli, destaca em sua edição da primeira quinzena de junho de 1965, a fantástica notícia de que o Legislativo de Fênix não se reunia há dois anos. Também, na época não havia o “Boca Santa”...

O Patrimônio de Luiziana é elevado à categoria de distrito administrativo de Campo Mourão.



Filmes de gladiadores eram a coqueluche nos anos 60. Produções baratas eram rodadas na Itália principalmente e atingiam o público em todos os lugares, inclusive na região de Campo Mourão, onde praticamente cada cidade tinha um cinema. O Cine Vera de Peabiru, por exemplo, tinha mais de  15 anos de existência. Na foto: “Hércules e os Tiranos da Babilônia”, produzido em 1964.

1964

Numa segunda-feira, dia 29, feriado de São Pedro, é inaugurada a nova sede da Prefeitura Municipal de Campo Mourão.



O Long Play que apresentava a cantora Giane, do sucesso “Dominique” liderava as paradas de sucesso do país.

1954
Começa a funcionar a Farmácia América, de Osvaldo Wronski.



“Tereza da Praia” , com Dick Farney (foto) e Lúcio Alves, era uma das canções mais executadas nas rádios brasileiras

1953
Constituída a Associação do Comércio e Indústria de Campo Mourão, futura ACICAM.Entre seus fundadores estavam: Oscar Franco Wolff, Augusto Schwab, Ivo Trombini, Nilo Rangnetti, Osmam Antunes Ribeiro, Antonio Toledo Silveira, Theophilo Lipinski e  Eugênio MichiKowski



O casal Rosemberg é executado nos EUA, na cadeira elétrica, sob a alegação de terem fornecido segredo atômica à URSS.

1952

Vassílio Boiko, 41, e seu irmão Nicolau Boiko, adquirem o “Expresso Oeste”. A empresa era constituída por dois carros Ford, bastante usados, com capacidade para apenas 12 passageiros cada ônibus.



“Lata D’Agua na Cabeça” com Marlene era o maior sucesso nas rádios brasileiras.

1951
José Pereira Carneiro, o “Zé Mineiro”, 37, Oficial de Justica, e nomeado Delegado de Policia pelo Governo do Estado, cfe. Decreto 1678. Assumiu como 1º Suplente em Campo Mourão, onde ficaria por 13 anos.



“Retrato do Velho” com Francisco Alves era sucesso em todo o país. A canção fora usada para a campanha presidencial  de Getúlio Vargas em 1950.

1947
Sétimo Carolo, 38, chega a Campo Mourão, com sua esposa América Luiza Gobi. Ele veio para trabalhar com seu primo Belin na serraria que este tinha.



Nos EUA o piloto de avião Kenneth Arnold afirma ter visto sobre o monte Rainier 09 estranhos objetos metálicos voando em formação de “V” , e que segundo ele pareciam “pires voadores”. No Brasil traduziu-se por “discos voadores”. Começava oficialmente o maior mistério do século 20.

1943
Morre aos 79 anos o sertanista Manoel Mendes Camargo.


O jovem cantor Nelson Gonçalves tinha um de seus primeiros sucessos entre as mais tocadas nas emissoras de rádio: “Renúncia”.

 Fale conosco | Colunas anteriores | Home