Silvaney Sauer Walter

Não se perca no tempo, hoje é  
Domingo, 17 de Dezembro de 2017  

SETEMBRO

ESTE SITE É ATUALIZADO DIARIAMENTE. AQUI, O PASSADO DE CAMPO MOURÃO RENASCE A CADA DIA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1968 O Colégio Cristo Rei. Em Setembro de 1968, quem sintonizasse a Rádio Colméia de Campo Mourão ou qualquer outra emissora, certamente ouviria em pouco tempo “A Última Canção” , com o cantor Paulo Sérgio.

 

1998
TV Carajás entra no ar. É a primeira emissora de televisão mourãoense, com sinal aberto.

P.S. Néu Garcia, da Rádio Musical FM, nos lembra que exatamente dois anos antes, em setembro de 1996, entrava no ar a CMTV, um canal a cabo. Mesmo não sendo um canal aberto, esta foi, de fato,  a primeira geradora de imagens de Campo Mourão.


Suzana Alves, a “Tiazinha”, era sucesso no programa “H’, Da Rede Bandeirantes de Televisão.

1989
Ulysses Guimarães visita Campo Mourão em 30 de setembro como candidato do PMDB à Presidência da República. No palaque osSecretários de Estado Roberto Requião e Rubens Bueno e o prefeito Augustinho Vecchi. O candidato prometeu a pavimentação da Estrada da Boiadeira entre outras coisas.

-Em 08 de setembro, a Rádio Colméia começa a transmitir o programa "Feirão Colméia", com o professor Idê, que se tornaria um dos mais populares do rádio mourãoense.


Emerson Fittipaldi, 42 anos, conquista a Fórmula Indy, no circuito de Nazareth, tornando-se o primeiro não norte-americano a conquistar essa façanha.

1986
Morre em acidente automobilístico a sra. Nadir Amaral Monkolski.  Ela foi a primeira professora na Vila Urupês, na década de 60.Esposa de Alcindo Monkolski e irmã do ex-prefeito Horácio Amaral, que também fora vítima de acidente na estrada.


O RPM é o grupo de rock sensação do ano no Brasil, com seu primeiro Long Play vendendo 2 milhões de cópias.

1983

No dia 30, Governador José Richa instala governo por um dia em Campo Mourão. À tarde, inaugura o novo e moderno prédio do Expresso Nordeste, que abriga o Centro Administrativo e de Processamento de dados da empresa.

- Aroldo Tissot e Sônia Seckcinski, proprietários do jornal “Gazeta do Centro Oeste”,  são agredidos a socos, pontapés e coronhadas de revólver, por três elementos desconhecidos, quando chegavam em sua residência, pouco depois das 22 horas, num episódio até hoje não esclarecido.


“Menina Venino” com Ritchie é a canção mais executada em todo o Brasil, nas rádios AM e FM.

1978

Em 14 de setembro Campo Mourão ganha sua primeira “Discotheque” , uma verdadeira “febre” na época em todo o mundo, com a abertura da “Fancy Discotheque”, ao lado da Lanchonete Tio Patinhas.



Os Bee Gees dominam as paradas de sucesso  em todo o mundo, inclusive no Brasil, com “Night Fever”  e “Stay’n Alive”.

1977
Em 01 de setembro,  Edgar Rieke chega a Campo Mourão para assumir a 1. Vara Criminal.


- “Sonhos” , com Peninha, é a música mais tocadas nas rádios brasileiras.

1973
Meningite faz vítimas em Campo Mourão na primeira epidemia da doença, que é ocultada pela imprensa censurada pelo regime militar.



Golpe militar no Chile derruba o presidente socialista Salvador Allende

1971
Chuva de granizo arrasa Campo Mourão. Os mourãoenses acordaram na madrugada de domingo, dia 26,  por volta das 05h30, com a mais forte chuva de granizo de sua história. Em menos de cinco minutos por toda a cidade os telhados das casas estavam destruídos. Neste dia chove o dia todo, para desespero das famílias, que improvisam lonas, encerados, plásticos, qualquer coisa para se proteger da chuva. O Jornal “Tribuna do Interior” lança uma edição especial sobre a chuva de pedra nesse mesmo dia. O Prefeito Horácio Amaral declara “estado de calamidade pública”. Nos dias seguintes começa uma campanha para a compra de telhas, cujos estoques nas casas de materiais de construção se esgotaram naquele mesmo dia da chuva.



Dia 10, morre de overdose de barbituricos a atriz italiana Pier Angeli, aos 39 anos, em Beverly Hills, na California.

1970
Censo mostra Campo Mourão com 78.175 pessoas.



Numa segunda-feira, dia 18, morre o guitarrista Jimmy Hendrix, aos 27 anos, vitima de uma overdose de heroina. Para muitos foi o maior músico da história do rock.

1965
Rodrigues Correia chega a Campo Mourão e começa a trabalhar na Rádio Difusora Colméia,  ao mesmo tempo em que a Jovem Guarda começa a explodir em todo o país.


Em setembro de 1965 as paradas de sucesso no Brasil estavam dominadas por:
-O Calhambeque (Roberto Carlos)
-Canarinho Cantador (Teixeirinha)
-Preste Atenção (Wanderley Cardoso)
-Menina Linda (Renato e seus Blue Caps)
-Arrastão (Elis Regina)
-Eight Days a Week (The Beatles)
-Sentimental Demais (Altemar Dutra)

1960
- Censo mostra Campo Mourão com 29.741 habitantes.

- Morre aos 67 anos Francisco Walter, primogênito do pioneiro Jorge Walter


O Maestro Ray Connif é 1. lugar nas paradas brasileiras com o Long Play "S’Concert".

1959

Acidente automobilístico mata o ex-prefeito Roberto Brzezinski (foto) e o sr. Harrison José Borges. Brzezinski estava em campanha para se eleger deputado, tendo se afastado do cargo de prefeito em abril. A cidade ficou abalada com a notícia e assistiu ao enterro mais concorrido até então, com dezenas de carros se dirigindo ao recém inaugurado Cemitério Municipal.


-“Revolta” com Nelson Gonçalves (de novo!), é a música n.1 do Brasil em setembro de 1959

1957
Prefeito Roberto Brzezinski, através da Lei 07/57 autoriza o município a encampar a Biblioteca Pública Municipal de Campo Mourão. Desde o início do ano o acervo da Biblioteca fundada em 1955 estava abrigado na residência da  Secretaria Dornélia  Lurdes Huber.



“A Volta do Boêmio”, com Nelson Gonçalves, completa 01 ano nas paradas. Logo, seria a primeira canção brasileira  a atingir 1 milhão de discos vendidos.

1956
Conrado Pochapski, 35, é morto pela polícia dentro de seu próprio estabelecimento comercial no centro da cidade, num dos  lamentáveis episódios ocorridos na história de Campo Mourão. Um de seus filhos, José, então com 10 anos, seria prefeito de Campo Mourão na década de 80.



Cauby Peixoto é sucesso com “Conceição”.

1955
BIBLIOTECA EM CAMPO MOURÃO. Com o dinheiro arrecadado no “Baile do Livro”, realizado em 06 de agosto, é formada então uma diretoria na qual o sr. Roger Miguel Vargas assume a presidência, e já de posse de um pequeno acervo de aproximadamente 500 volumes,  este grupo aluga uma sala situada na Av. Cap. Índio Bandeira onde a Biblioteca passa a funcionar com recursos próprios.


“Saudosa Maloca”, com os Demônios da Garoa é sucesso em todo o país.

1954

Inaugurado em Campo Mourão o serviço telegráfico, via rádio, no prédio da agência postal, situado na rua Ceará (futura Harrison José Borges).



"A Muher Que Inventou o Amor", produção italiana de 1953,  com a bela Silvana Pampanini, era uma das estréias nos cinemas do eixo Rio- São Paulo.

1953

Fundado em Campo Mourão o”Banco Mercantil e Industrial do Paraná”. É a Segunda instituição bancária da cidade.


Na noite de domingo, dia 27, a TV Record canal 7 entra no ar em São Paulo as 20 horas, com um musical apresentado por Sandra Amaral e Helio Ansaldo. É a terceira emissora paulista (1950-TV Tupi, 1952-TV Paulista)

1952
Começa a funcionar a Sapataria Paulista.



Dia 29, segunda-feira, morre Francisco Alves, o “Rei da Voz” , aos 54 anos,  num acidente na Via Dutra, em Pindamonhangaba-SP.Desde os anos 30 era o cantor mais popular do país. No dia seguinte, 500 mil pessoas acompanham o seu cortejo fúnebre  no Rio de Janeiro.

1951
Inaugurado em Campo Mourão o “Clube Operário”, com a realização de bailes periódicos para a população.



Dia 07, sexta-feira, morre tragicamente a atriz Maria Montez. A estrela de hollywood foi vitima de afogamento na França. Estava com 39 anos.

1950
Censo mostra o Município de Campo Mourão com 32.675 habitantes, sendo 831 na sua zona urbana.



Numa segunda-feira, dia 18, acontece a inauguracao da TV Tupi em São Paulo, a primeira da América Latina.

1949
Em 13 de setembro, Alfeu de Paula Xavier é nomeado 1. suplente de Delegado de Polícia, conforme Decreto Estadual 8.032. O delegado era o Tenente João Batista Lopes.



Emilinha Borba ainda era sucesso com “Chiquita Bacana”, um hit do carnaval,

1948
Lei Estadual  n. 93 cria a Comarca de 1. Entrância  de Campo Mourão.



Revista americana “Movie Stars Parade” , em seu número de setembro de 1948, com Jeanne Crain na capa.

1943
Lançada a pedra fundamental da Igreja São José (construção de madeira, no centro do distrito de Campo Mourão). Fora criada uma comissão para edificação da primeira matriz de São José.


Duas estréias cinematográficas de peso nos EUA: “Casablanca” e  “Por Quem os Sinos Dobram?”.

1940
Censo mostra o Distrito de Campo Mourão com 11.964 habitantes, o 4. Da Comarca de Guarapuava. Toda  a população vivia em área rural, não existindo ainda sede urbana.


Alemanha, Itália e Japão assinam aliança, gerando uma nova ordem na Europa e permitindo ao Japão igualmente estabelecer uma nova ordem no Estremo Oriente.

1893
Fazendeiros de Guarapuava registram no Juízo Distrital de Colônia Tereza, a posse de 60 mil hectares do Imóvel Mourão, para criação de gado. A área foi denominada “Campos de criar”. Seria a primeira posse de gleba, obedecendo disposições republicanas. Eles se chamavam Guilherme de Paula Xavier, Alfredo da Silveira, Joaquim Gonçalves da Motta, Domingos Moreira Gamalier, Lauriana de Paula Marcondes, José Simões de Oliveira, Bento dos Santos Martins, Rozendo Moreira Bahls, João Ribeiro Soares, Pedro Moreira Rubilar, Antônio de Oliveira Rocha, Cosntantino de Souza e Oliveira, Manoel de Jesus Araújo, Horácio Hilário Pimpão, Domingos Inácio de Araújo Marcondes, Antônio Honorato de Almeida, Pedro Moreira Rubilar Filho, José Hilário dos Santos, Manoel Lourenço da Silva Bastos, Norberto Mendes Cordeiro, Missel Damásio de Camargo, Hygino Honorato de Bittencourt.


O Governo Republicano de Floriano Peixoto enfrenta a  “Revolta da Armada” no Rio de Janeiro, quando o  o almirante Custódio de Melo acompanhado de oficiais da Marinha e de alguns deputados, declara-se em rebelião contra o governo.

VIAJANDO NO TEMPO - SETEMBRO
COLABORAÇÕES
-Os dados de nossos arquivos são atualizados ininterruptamente. Agradecemos as colaborações.

ADENDO
-Novas informações relativas ao mês de setembro que recebemos de leitores através de email:

1903-Em 16 de setembro dá-se a chegada de José Luiz Pereira nos Campos do Mourão, sendo a primeira ocupação com moradia habitual. É o centenário da ocupação definitiva no que seria o futuro município de Campo Mourão. Por um lapso de nossa parte não havíamos incluído essa tão importante nota.

1963-A inauguração do Cine Plaza teria se dado em 06 de setembro desse ano, segundo email recebido dos EUA, de alguém que teria sido o primeiro operador do cinema. Em nossos arquivos temos o Cine Plaza inaugurado em abril de 1964, em reportagem da extinta revista "Pauta", com a informação vinda do próprio Getúlio Ferrari.

1988 -Em 01 de setembro de 1988 estréia o “Jornal da Rural Fm”, com Ely Rodrigues Daniel.



 Fale conosco | Colunas anteriores | Home