Silvaney Sauer Walter

Não se perca no tempo, hoje é  
Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2017  

FEVEREIRO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1963 – Aspecto da Av Cap. Índio Bandeira, no centro da cidade. Em fevereiro desse ano o melhor programa para a população mouraoense era ir no Cine Império assistir a um faroeste com John Wayne ou a uma comedia com Doris Day, Rock Hudson ou Jerry Lewis. Nas paradas de sucesso, fosse na Radio Colméia, ou na Atalaia de Maringá, ou na Tupi de São Paulo, figuravam “I Can’t Stop Loving You”, com Ray Charles e “Kiss me Quick”, com Elvis Presley.

 

1998
Em 13 de fevereiro,  Edina Simionato lança seu livro “Campo Mourão Na Espiral do Tempo”, com pequenas biografias dos principais personagens históricos do município.



A Cantora Mariah Carey era capa da “Rolling Stone”. O Presidente Fernando Henrique Cardoso, outrora sociólogo de esquerda, continuava o seu programa de privatização no Brasil, e o presidente norte-americano Bill Clinton ocupava-se mais com seus casos extra-conjugais do que com Saddam Hussein

1983
*Aroldo Tissot completa 50 anos. O veterano e conhecido jornalista, que estivera afastado de Campo Mourão por mais de uma década, era agora proprietário do jornal “Gazeta do Centro Oeste”.


Aos 56 anos morria no Rio de Janeiro, de infarto,  o ator Jardel Filho. Ele estava atuando na novela “Sol de Verão”, da Rede Globo. Nos EUA, morria aos 32 anos Karen Carpenter, da dupla “Os Carpenters”.

1981
*Morre aos 67 anos Vassílio Boiko, fundador do Expresso Nordeste Ltda. (13/02/81).



Dois meses após ser asassinado a tiros em frente a sua casa, por um fa, o ex-beatle John Lennon era sucesso em todo o mundo com  “Woman”. Nesse ano, de 1981, Lennon, pela primeira vez, venderia mais discos do que os Beatles. Superaria ate mesmo Elvis, dentro dos EUA.

1977

*Numa segunda-feira, dia 01, Augustinho Vecchi toma posse como prefeito de Campo Mourão.

* O Banestado de Campo Mourão  muda para seu novo prédio, na rua São Paulo. Em seu lugar, na av. Irmãos Pereira desde 1967, instala-se o Banco Nacional.



Para delírio da “garotada”  a TV Tibagi de Apucarana, volta a  exibir, agora em em sua programação vespertina,  e a cores, as já então cultuadas series “Viagem ao Fundo do Mar”  e “ Jornada nas Estrelas”  

1976

* Fundada a COHAMOURÃO – Cooperativa Habitacional de Campo Mourão, sendo eleito diretor presidente o jovem Ricardo Widerski.

*Equipe de futebol da Mourãoense toma goleadas históricas no Campeonato Paranaense: 8x 0 para o Curitiba,  9x 0 para o Colorado, 8x 3 para o Operário, 7x 1 para o Londrina. Como o Estádio Municipal Roberto Brzezinski encontrava-se em reforma, a equipe mandava seus jogos em Maringá. Os poucos torcedores que se arriscaram a ir lá torcer nesse início de campeonato viram uma equipe amadora ser massacrada pelos adversários.



Francisco Cuoco e Betty Faria são os astros principais da novela “Pecado Capital”, sucesso da Rede Globo, no horário das 08 da noite, em todo o pais.

1975
*Domingo, dia 23 e palco de mais uma tragédia na Usina Mourão: o Sr. Pedro Maia Martins perde quatro filhos afogados no domingo à tarde. O fato, que teve grande repercussao na cidade,  chegou a ser divulgado no programa “Fantástico, o Show da Vida” , da Rede Globo de Televisão, no mesmo dia.



As revistas brasileiras começam pra valer a explorar a ousadia das mulheres no carnaval. A tanga estava na moda nas praias cariocas e elas usaram e abusaram a incrementada vestimenta nos dias de folia.

1973

*Numa quinta feira, dia 01, Renato Fernandes Silva toma posse como prefeito em Campo Mourão.



Dia 17, o Brasil perde o gênio de Pixinguinha, em pleno sábado de carnaval.

1970
As colunas sociais dos jornais mouroaesnes anunciam: A jovem Maria Luiza Calegari é eleita Rainha do Carnaval no Clube 10 de Outubro.



“ Se Eu Pudesse Conversar Com Deus” , com  o inspirado Antonio Marcos, e sucesso nas paradas brasileiras.

1969

-Em 01 de fevereiro, Horacio Amaral toma posse como prefeito de Campo Mourão.

-Em 06 de fevereiro Rosalino Salvadori assume a presidência da ACICAM. Fundada em 1953, inicialmente com o nome de A.C.I.C.M • Associação do Comércio e Industria de Campo Mourão, passou por um período de paralisação, tendo sido reativada em 1969, na presidência de Rosalino Salvadori, que foi eleito e empossado em 6 de fevereiro de 1969.
Inicialmente foi constituída por industriais, comerciantes, agricultores e pecuaristas, que estivessem direta ou indiretamente ligados à vida econômica da região centro-oeste do Paraná, município de Campo Mourão.
A finalidade da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão, assim como sua denominação, obedeciam às tendências da época, determinadas pela necessidade de união da classe empresarial, com um único objetivo: a prestação de serviços aos associados.



*Mary Hopkin, descoberta por Paul McCartney, com os Beatles. Eles lideram as paradas em todo o mundo,inclusive no Brasil. As edições da revista “O Cruzeiro”  de fevereiro de 1969 mostram semanalmente o domínio dos artistas ingleses nas paradas de sucesso brasileiras:
1.Mary Hopkin (Those were the days)
2.The Beatles (Hey Jude)

1966

O Colégio Marechal Rondon, o principal da cidade, tem registrado um número recorde de estudantes: 1280, com um quadro de 58 professoras. A populacao urbana do municipio cresce vertiginosamente,


SEG 21*Emissoras de radio noticiam em edicao extra que o cidadao Edson Arantes do Nascimento, o Pele, 25 anos, havia acabado de se casar, com uma jovem chamada Rosemary Cholbi. No final da semana o assunto era capa das principais revistas do pais.

1965
Ginásio Estadual de Campo Mourão ganha seu segundo ciclo e passa a se chamar “Colégio Estadual de Campo Mourão”.


DUAS MORTES COMOVEM O MUNDO:
SEG 15 Morre  Nat King Cole, aos 45 anos, de cancer no pulmao. Na foto, com a cantora Julie London.


TER 23 Morre aos 74 anos Stan Laurel, o magro da dupla com Oliver Hardy.

1964
*Num domingo, 09 de fevereiro, Alcídia de Paula Walter, 44, filha de Guilherme de Paula Xavier e nora de Jorge Walter, muda-se para a zona urbana da cidade, onde viria a residir ate sua morte em 1992.



* “O Seresteiro de Acapulco” , com Elvis Presley e Ursula Andress, e a mais badalada estréia nos cinemas paulista  e carioca.

1959
No domingo, 01 de fevereiro, e fundado o “Educandário Nossa Senhora Medianeira” (Colégio Cristo Rei)

No domingo seguinte, dia 08, o professor Egydio Martelo, 28, chega a Campo Mourão.



Buddy Holly (foto), Richie Vallen e Big Bopper, três dos principais astros do rock’n roll norte-americano, morrem em acidente de avião no estado do Iowa.

1958
*Rádio Difusora Colméia de Campo Mourão começa a transmitir em caráter experimental. O grande hit nas rádios brasileiras nesse início de ano é a canção americana “Little Darling”, com a brasileira Lana Bittencourt, e o “Rei do Rádio”  Nelson Gonçalves ainda ecoa a sua “Volta do Boêmio”, maior sucesso de 1957.

Em 07 de fevereiro acontece a primeira viagem do ônibus da Empresa Alves, de propriedade do senhor Emílio Alves, com linha entre Campo Mourão – Cascavel, fazendo escalas intgermediárias em Mamborê, Juranda, Ubiratã e Cafelândia,



A Revista “Radiolandia” destacava em sua capa Cauby Peixoto e Maysa.

1956
O “Ginásio de Campo Mourão”, de Ephigênio José Carneiro, 29,  abre as inscrições para seu primeiro exame de admissão.



Jota Silvestre era sucesso na TV Tupi (São Paulo, Rio e varias capitais brasileiras), com o programa “O Ceu e o Limite”, onde pessoas respondiam perguntas sobre deteminado assunto.

1954
Num domingo, dia 07, morre aos 47 anos Paulo Gonçalves Siqueira. Suplente de delegado desde 1953, ele havia chegado em Campo Mourão em 1942. Deixa viúva sua esposa Laura Pereira Trochman, 32/33, filha da professora Eulália Carneiro de Campos.



A Radio Globo apresentava em ondas curtas para todo o pais o programa matinal “A Hora da Ginástica” .

1953
No Carnaval de Campo Mourão o Clube 10 de Outubro elege sua Rainha pela segunda vez: Adalbrair Albuquerque, 19, que já havia ganho os concursos de 1951 no Clube Primeiro de Maio e em 1952 no mesmo 10 de Outubro.



No Rio, o time do Madureira se preparava para mais um campeonato carioca de futebol.

1952

Carnaval em  Campo Mourão: A jovem Adalbrair Albuquerque, 18, é eleita novamente Rainha do Carnaval, agora no Clube 10 de Outubro.

Inaugurada a Churrascaria Marabá, de Avelino Piacentini.


Na Inglaterra morre o Rei George e Elizabeth II e a nova rainha

1951
-Vindos de Guarapuava, chega a Campo Mourão a família Trombini, constituída pelo patriarca Ignácio Trombini, sua esposa Maria Piccinini, e os filhos Ivo Mario, Armelindo e Lírio. Em sociedade com  Belin Carollo e Fioravante João Ferri, montaram uma serraria de beneficiamento de madeira,  na avenida Irmãos Pereira.

-Carnaval em Campo Mourão é comemorado na Sociedade Recreativa 1. de Maio. A jovem Adalbrair Albuquerque, 17, filha de Francisco e Anita Albuquerque, é eleita Primeira Rainha do Carnaval, e o advogado Nelson Bittencourt do Prado é eleito o Primeiro Rei Momo de Campo Mourão.



Na Franca, uma garotinha de 16 anos era capa da principal revista do pais, a “Paris Match”. Ela começava a despontar como modelo e em pontas no cinema. Se chamava Brigitte Bardot, e se tornaria o principal ícone francês do século 20.

1950
Em 06 de fevereiro, Dr. Manoel de Andrade e sua esposa Leoni Prado de Andrade chegam a Campo Mourão.

-Numa sexta-feira, dia 17, acontece o primeiro dia de aula no Colégio Santa Cruz.



Nelson Gonçalves seguia sua carreira de sucesso. Já era conhecido como “O Rei do Radio” . Estava nas paradas com “ Normalista”.

1934
Decreto Estadual n. 411 nomeia Benjamin Cardoso Teixeira e Alvina Walter Teixeira para regerem, com subvenção Federal, as escolas da sede de Campo Mourão, Município de Guarapuava. (Diário Oficial do Estado n. 865, de 24/02/34)



A garotinha Shirley Temple era a sencacao de Hollywood.

1931
Guilherme de Paula Xavier, 82, esta gravemente enfermo e recebe em sua Fazenda Santa Maria, a visita de seus filhos mais velhos, residentes em Guarapuava, Ponta Grossa e Rio de Janeiro.



Virgolino Ferreira, o “Lampião”, aterrorizava com seus homens no cangaço nordestino, e era procurado pela policia de todos os estados.

1916
Conforme Decreto n. 81, Campo Mourão é elevado à categoria de Distrito policial, sob a jurisdição de Palmeirinha, município de Guarapuava.



Era rodado nos EUA o filme “Intolerância” , de W. Griffith, uma das primeiras superproduções da historia do cinema.

VIAJANDO NO TEMPO - FEVEREIRO


 Fale conosco | Colunas anteriores | Home