Silvaney Sauer Walter

Não se perca no tempo, hoje é  
Quarta-Feira, 23 de Agosto de 2017  

JUNHO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1975-O Colegio Estadual João de Oliveira Gomes, ainda sem asfalto na avenida. Em junho de 1975 Renato Fernandes Silva era o prefeito de Campo Mourão. A Rede Globo exibia as novelas “Bravo!” As 19 horas, “Escalada” as 20h e “Gabriela” as 22 horas.  O menino Michael Jackson (ele mesmo!) liderava as paradas de sucesso no Brasil com “One Day Your Life”.

 

1989
*Gonzaguinha apresenta-se em Campo Mourão, no Ginásio da Arcam.


*Marvin, com os Titãs, era sucesso nas FMs brasileiras.

1988
Em 10 de junho a cantora Wanderléa, a “ternurinha” ,  se apresenta no Ginásio de Esportes da Arcam, no “Baile dos Anos Dourados”. É a segunda que a Rainha da Jovem Guarda vem a Campo Mourão. A primeira foi em 1970.


Aos 71 anos, morria Abelardo Barbosa, o Chacrinha, um mito na história da televisão brasileira

1978
*Rádio Difusora Colméia começa a apresentar o “Programa Anísio Morais”, que se tornaria o mais popular da história do rádio mourãoense.


*Acontecia a Copa do Mundo na Argentina, aquela que ela fez 6 x 0 no Peru... Ah, e a seleção brasileira levou o Chicão e deixou o Falcão!

1977
*Em 25 de junho de 1977 morre aos 67 anos o pioneiro e ex-prefeito Antônio Teodoro de Oliveira. Deixa viúva Maria Zuleika Teodoro, 59 anos. Toninho Teodoro, como era conhecido, administrou Campo Mourão de 1959 a 1963,  realizando, entre outras coisas, o início da pavimentação asfáltica no centro da cidade.

*Em 25 de junho de 1977 é fundada a ARACAMPO.

*Dickson Fragoso Veras, 47,  começa a editar a “Folha do Campo”, o primeiro jornal diário da cidade, que não duraria um ano.



John Wayne, o astro mais popular do cinema norte-americano, completava 70 anos, enquanto o "Rei do Rock", Elvis Presley, 42, gordo e inchado, realizava aquela que seria sua ultima turnee.

1975
Morre Delcides Franciscano, pioneiro de Campo Mourão, onde chegou em 1947.


A novela “Gabriela”, adaptação da obra de Jorge Amado, era sucesso da Rede Globo no horario das 22 horas, com producao colorida.

1970
*Prefeitura e Comércio instalam TV na Praça que é ligada  todos os dias a noite. Aos Domingos a partir das 15 horas, para  o televisionamento da Copa do Mundo, no México.  Além da praça, também a população dos principais bairros da cidade pode ver a Copa pela TV:
-Lar Paraná (pátio da paróquia)
-Vila Urupês (pátio do grupo escolar)
-Vila Operária (Escola Osvaldo Cruz)
-Vila Rio Grande (Em frente  a residência do sr. Gonçalves dos Santos)
Globo, Tupi e Record fizeram em conjunto as transmissões. Mas a maior audiência na Copa de 70 ainda foi a das emissoras de rádio, com destaque para as narrações de Fiori Gigliotti-Bandeirantes de São Paulo, Joseval Peixoto-Jovem Pan de São Paulo, Haroldo Fernandes-Tupi de São Paulo, Doalcey Bueno de Camargo-Tupi do Rio, Waldir Amaral-Globo do Rio e Jorge Cury-Nacional do Rio.



“Suspicious Minds”  com Elvis Presley era sucesso em todo o mundo. Seria o maior hit do “Rei” em sua fase final.

1969
Fundado o Country Clube de Campo Mourão. José Luiz Tabith foi seu primeiro Presidente, e nos outros cargos estavam Ivo Mário Trombini, Germano Traple, João Maria Moro, José Antônio Rossiter do Nascimento, José Aldo Kaul, Ademar Ferreira Caldas, Arnaldo Braga da Silveira, Bruno Ghering, Basílio Vilani, Eduardo Portes Rocha, Euvaldo Cordeiro Correa, Francisco Jorge Spartalis Teixeira, Getúlio Ferrari, Haroldo Gonçalves Neto, Kassuiki Okumara, Marcos de Lucas Fanckin, Osvaldo Wronski, Pedro Boscardim, Rosalino Salvadori, Sérgio Sebastião Miguel, Theonaldo Siqueira Ribas, Walter Malluf e Wilfredo Quandt.



*O ídolo da Jovem Guarda Jerry Adriani era sucesso nas rádios brasileiras com “Hit Parade do Amor”

1968
Sábado 29 de junho: sai a primeira edição da “Folha de Campo Mourão. De propriedade do londrinense José Marcelino Monteiro, contava com a  participação societária do empresário Getúlio Ferrari e dos radialistas da Colméia Pedro da Veiga e Wille Bathke Jr.  Suas edições seriam semanais e o jornal retrataria o cotidiano da cidade nos quatro anos seguintes.



Silvinha, então com 17 anos, era sucesso com “Minha Primeira Desilusão”.

1965
*O “Jornal de Notícias”, editado entre 1964 e 1966 em Campo Mourão por Edir Castelli, destaca em sua edição da primeira quinzena de junho de 1965, a fantástica notícia de que o Legislativo de Fênix não se reunia há dois anos.

Em 21 de junho de 1965, o então Patrimônio de Luiziana é elevado à categoria de distrito administrativo de Campo Mourão.


"Sentimental Demais", com Altemar Dutra era a musica de maior sucesso do pais.

1964
*Numa segunda-feira, dia 29, entao feriado de São Pedro, é inaugurada a nova sede da Prefeitura Municipal de Campo Mourão. A cidade vivia um grande momento, com ruas sendo asfaltadas no centro da cidade, um novo e moderno prédio para o Clube 10 de outubro sendo construído, e o recém inaugurado Cine Plaza, um dos maiores e mais modernos cinemas do Brasil – mais de 1500 lugares – lotava quase que diariamente.

* Câmara de Vereadores cassa o vereador Moacir Afonso Reis, por ser este declaradamente comunista. O fato foi varrido da historia oficial do município, mas recuperado alguns anos atrás com o testemunho  de algumas pessoas e confirmado pelo Professor Ephigenio Jose Carneiro, na época vereador.


*Os Beatles tinham seus primeiros sucessos sendo executados nas rádios brasileiras: “She Loves You”  e “I Want To Hold Your Hand”

1963
Em 27 de junho e fundada a empresa Expresso Nordeste Ltda, de Vassílio Boiko.



Tony Campelo era sucesso no disco e nas emissoras de radio com “Boogie do Bebe”.

1954
Começa a funcionar a Farmácia América, de Osvaldo Wronski.



Na Copa do Mundo na Suica o selecionado brasileiro era eliminado pela entao poderosa selecao hungara: 4 x 2.

1953
Em 27 de junho e fundada a Associação do Comércio e Indústria de Campo Mourão, futura ACICAM.


Em 19 de junho acontece a execução do casal Rosemberg,  na cadeira elétrica da prisão de Sing Sing, nos EUA. Eles teriam vendido segredos atômicos aos russos. A população Mourãoense, cerca de 2 mil pessoas na zona urbana, e 35 mil em todo o município, com Daniel Portela sendo o Prefeito de então,   acompanhou tudo ouvindo o “Repórter Esso” pela Rádio Nacional e  pela revista semanal “O Cruzeiro”, que já era vendida no centro da cidade.

1952
Vassílio Boiko, 41, e seu irmão Nicolau Boiko, adquirem o “Expresso Oeste”. A empresa era constituída por dois carros Ford, bastante usados, com capacidade para apenas 12 passageiros cada ônibus, e pertencia aos irmãos Elias e Aristóteles Xavier do Rego, com linhas para Mamborê, Pitanga e Guarapuava. Mais tarde, Vassílio transformaria essa empresa no “Expresso Nordeste”.


“Lata D’Agua na Cabeça” com Marlene era o maior sucesso nas rádios brasileiras.

1951
José Pereira Carneiro, o “Zé Mineiro”, 37, Oficial de Justica, e nomeado Delegado de Policia pelo Governo do Estado, cfe. Decreto 1678. Assumiu como 1.º Suplente em Campo Mourão, onde ficaria por 13 anos.


A TV Tupi era sucesso em São Paulo há quase um ano e a alguns meses no Rio. Em 23 de junho de 1951 o jornal norte-americano “The New York Times” publicava o resultando de um estudo mostrando como a TV estava mudando o comportamento da sociedade de lá, com o maior prejuízo recaindo sobre Hollywood, que já tinha perdido mais de 20% de seu faturamento. Nos EUA de junho de 1951 já haviam 107 emissoras de televisão.

1947
Sétimo Carolo, 38, chega a Campo Mourão, com sua esposa América Luiza Gobi. Ele veio para trabalhar com seu primo Belin na serraria que este tinha.


“Asa Branca”, com Luiz Gonzaga fazia sucesso no Rio e em São Paulo e em breve se tornaria uma das mais lendárias canções da história da MPB.

1943
Em 26 de junho morre aos 79 anos o sertanista Manoel Mendes Camargo.


O jovem cantor Nelson Gonçalves tinha um de seus primeiros sucessos entre as mais tocadas nas emissoras de rádio: “Renúncia”.

VIAJANDO NO TEMPO - JUNHO


 Fale conosco | Colunas anteriores | Home