Silvaney Sauer Walter

Não se perca no tempo, hoje é  
Domingo, 17 de Dezembro de 2017  

OUTUBRO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1966 – Desfile de 10 de outubro na avenida Cap. Índio Bandeira, vendo-se ao fundo a recém inaugurada Lojas Hermes Macedo, ainda em frente à Catedral São José. Era o auge da Jovem Guarda com “Quero que Vá Tudo Pro Inferno” com  Roberto Carlos, liderando as paradas de sucesso do país desde o final do ano anterior.

 

1994
Getúlio Ferrari recebe na Câmara de Vereadores o título de “Cidadão Honorário de Campo Mourão”.


Fernando Henrique Cardoso era eleito presidente da República. Apesar de contar com o apoio do poderosíssimo Roberto Marinho, dos banqueiros, da grande mídia nacional, e da elite brasileira que havia comandado o país nas últimas décadas, havia quem acreditasse que o país seria governado por um sociólogo de esquerda.

1989
Morre aos 69 anos o pioneiro Osvaldo de Paula Pereira. Ele  fora ferido por um touro nos preparativos para a Expocampo. Era filho de Antônio de Paula Pereira e Débora de Paula Xavier, sendo neto de Guilherme de Paula Xavier.


Uma nova versão de "Batman", que havia conquistado a garotada nos anos 40 e nos anos 60, voltava em uma superprodução do cinema norte-americano, e estreava nos cinemas brasileiros.

1986
- Campo Mourão faz 39 anos. A 7. Expocampo contou com grandes atrações: Manolo Otero dia 05, Chitãozinho e Xororó dia 09,  o grupo Biquíni Cavadão dia 10, e Pepeu Gomes dia 11.


“Tempo Perdido”, com o grupo Legião Urbana era sucesso nas FMs.

1985
- A cantora Elba Ramalho é a grande atração da 6. Expocampo, no 38. aniversário do município


“Loiras Geladas”, com o grupo RPM era sucesso nas FMs de todo o país.

1983
Chitãozinho e Xororó,dia 08,  Jair Rodrigues, dia 09,  e Almir Rogério (Fuscão Preto), dia 10,  são as atrações da 4. Expocampo.


Em 14 de outubro o piloto Nelson Piquet conquistava o Bicampeonato Mundial de F1 na África do Sul.

1981
Campo Mourão faz 34 anos e  é inaugurada pelo prefeito Augustinho Vecchi a “Casa da Cultura Tomaz Edson de Andrade Vieira”, que passa a abrigar em  suas dependências a Biblioteca Municipal.


Já havia sido decretado o fim do grupo sueco “ABBA”,  e “Super Troupper”, de seu último LP era sucesso no Brasil. Com quase 200 milhões de discos vendidos, o ABBA já era o segundo maior fenômeno da história da música européia, ficando atrás apenas dos Beatles.

1980
Campo Mourão faz 33 anos. Desde o dia 04 acontecia a 1. Expocampo, no Centro de Tradições Gaúchas de Campo Mourão.


“Abri a Porta”  e  “Beleza Pura”  eram sucesso nas paradas brasileiras com o grupo “A Cor do Som”

1978
- A “Discotheque” era uma verdadeira  febre entre todos os jovens,  e Campo Mourão ganha sua segunda danceteria em menos de um mês,  a “Skate Discotheque”, no centro da cidade, no prédio da antiga Churrascaria Rainha do Oeste. A “Skate” marcaria época na cidade. No final do ano, o adolescente Celso Hruschka ganha o concurso do “John Travolta Mourãoense”.

-Formandos do 2. Grau do Colégio Afirmativo promovem a exibição filme “Rock é Rock Mesmo” com o grupo Led Zeppelin.

- Aroldo Tissot, 45,  volta a Campo Mourão (se encontrava em Curitiba desde 1964), agora acompanhado de Sonia Seczinski.


O Long Play “Te Contei? Internacional”, trilha sonora da novela das sete da Globo,  era o disco mais vendido no Brasil.

1977
Dia 23, Jonas Bento de Deus, 45, abre sua banca de revistas em frente às Lojas Hermes Macedo. Desde o final dos anos 50 vários proprietários haviam passado por esse local.



A morte do cantor Elvis Presley, dois meses antes, ainda repercutia imensamente em todo o mundo. Milhares de pessoas de todo o mundo deslocavam-se para a cidade americana de Memphis , para ver a mansão do maior superastro que os EUA já haviam produzido.

1976
Jogos abertos do Paraná são realizados em Campo Mourão, com a inauguração do Ginásio de Esportes Belin Carolo, o “Renatão”, como era chamado. Presença do cantor Tony Damito, que explodia nas paradas com “Não Vá Embora”.   A TV Tibagi de Apucarana, com programação independente desde abril, e com potente repetidora na cidade, transmite ao vivo os jogos todas as  tardes.


“Já Não se Faz Amor Como Antigamente” estréia nos cinemas do Rio e de São Paulo. O Brasil vivia a era de ouro das pornochanchadas, comédias apimentadas sem cenas de sexo explícito.

1972
- Campo Mourão faz 25 anos. Na tarde do dia 10,  a população se dirigiu ao Estádio Municipal Roberto Brzezinski para assistir  a um amistoso internacional: Mourãoense 0 x 1 Guarani de Assunção.


Francisco Cuoco e Regina Duarte protagonizavam uma das novelas de maior sucesso da história da televisão: “Selva de Pedra”, pela Rede Globo.

1971
- Morre aos 70 anos o pioneiro mourãoense Bonifácio Paes Carneiro. Ele residia em Curitiba  e fora vítima de um acidente automobilístico em Itajaí-SC.



O jovem cantor Márcio Greick é sucesso em todo o país com “Impossível Acreditar que Perdi Você”, um dos primeiros compactos a atingir a marca de 500 mil cópias vendidas no páis.

1970
- Campo Mourão faz 23 anos. À noite, o cantor Agnaldo Rayol, no auge de sua popularidade, apresenta-se no Clube 10 de Outubro. Além de cantor Agnaldo atuava na novela “As Pupilas do Sr. Reitor”, produzida pela TV Record de São Paulo e transmitida entre nós pela TV Tibagi de Apucarana.

-Inaugurado o Hotel Santa Maria, maior edifício da cidade, com sete andares. O grande investimento do sr. Belim Carollo estava em construção desde 1966.

- Morre aos 91 anos o pioneiro Porfírio Quirino Pereira. Ele havia chegado em Campo Mourão em 1936. Foi vereador na 1. Gestão  Legislativa do Município. Depois da morte de sua esposa em 1959, converteu-se a Igreja Congregação Cristã  no Brasil.


Drogas matam aos 27 anos a cantora Janis Joplin nos EUA.

1969
- Morre aos 71 anos o pioneiro Teodoro Metchko. Ele foi o primeiro proprietário do extinto Cine Mourão, ajudou a construir o Ginásio Campo Mourão, o Hospital Santa Casa e o Aeroporto.



“O Planeta dos Macacos”, produção norte-americana de 1968, era sucesso nos cinemas brasileiros.

1968
- Campo Mourão completa 21 anos num dia bastante agitado:  Governador Paulo Pimentel visita a cidade, sai a primeira edição da “Tribuna do Interior”, de Dickson Fragoso Veras e é Inaugurado oficialmente as novas instalações do “Colégio Estadual  de Campo Mourão”, (com a presença do governador) antigo Ginásio, que funcionou de 1955 ate este ano em prédio particular e alugado. Seu diretor , desde 1960 é o professor  Egydio Martello. Tudo isso num dia chuvoso. `A  noite, na Praça Getúlio Vargas, shows folclóricos apresentados pelas colônias italiana, ucraniana, portuguesa, árabe e japonesa, e show com o cantor Tony Angeli, que obtinha relativo sucesso na Jovem Guarda.

Dia 13 é o último dia das festividades dos 21 anos do município, com uma corrida de calhambeques pela manhã e futebol à tarde, com a Mourãoense sendo derrotada pelo Atlético Paranaense por 7 x 3.

-No pátio do Grupo Escolar Marechal Rondon é realizada uma exposição com tratores, caminhões, e alguns eletrodomésticos, como aparelhos de televisão da marca “Colorado RQ”. Possivelmente foi a primeira exposição feita no aniversário da cidade. Nos anos 70 era em frente à Faculdade, junto com a “Festa das Nações” e a partir dos anos 80 foi criado o Parque de Exposições.



O jovem Antônio Marcos é sucesso em todo o país com “Eu Tenho um Amor Melhor que o Seu”

1967
Inaugurada nova rodoviária municipal, no 20. aniversário da cidade. Nesse dia é executado pela primeira vez o Hino Municipal da cidade.



-“Farenheit 451”, produção futurista inglesa que mostra um mundo em que os livros são proibidos, é sucesso nos cinemas brasileiros.

1964
Fundada a AERM – Associação Esportiva e Recreativa Mourãoense, primeiro clube de futebol profissional de Campo Mourão. Hamilton Laurindo, coletor do estado, é nomeado seu primeiro presidente, Santinor Portes Pinto ficou como vice e Alcyr Costa  Schen como diretor de esportes. 1964 D. Eliseu Simões lança a Pedra Fundamental do Seminário Diocesano de São Jose.


Em 16 de outubro a China explode a sua primeira bomba atômica, tornando-se a 5. potência nuclear do planeta, depois de EUA, URSS, Inglaterra e França.

1963
Em 04 de outubro, Ivo Trombini, candidato a prefeito de Campo Mourão, traz para sua campanha o ex-presidente Juscelino kubistcheck, que chega a hospedar-se no Hotel Brasil.


Em 10 de outubro a França perde sua maior cantora. Edith Piaf morria aos 47 anos.

1961
Lei Estadual 4.450 cria o município de Janiópolis, distrito de Campo Mourão conhecido por Pinhalzinho.


“Coração de Luto” , com Teixeirinha, é sucesso em todo o país, tornando-se a música mais vendida no ano. Em pouco tempo bateria o recorde de vendagem de “A Volta do Boêmio”, com Nelson Gonçalves. Até sua morte, em 1985, o compacto venderia 6 milhões de cópias. Ate hoje, este sucesso popular permanece imbatível no Brasil.

1954
Descendentes de Jorge Walter realizam encontro na Campina do Amoral. (03/10/54)


- O cantor norte-americano Nat King Cole é sucesso no Brasil, com “Blue Gardênia” e  “Pretend”

1951
Campo Mourão faz 04 anos. Nelson Bittencourt do Prado,35,  lança o jornal “Correio de Campo Mourão”. E o primeiro órgao de comunicação lançado na cidade.


-Aos 77 anos,  Winston Churchill, que governara a Inglaterra durante a Segunda Guerra, volta ao poder no Reino Unido.

1950
Chega a Campo Mourão o alfaiate Estefano Domanski e sua esposa Assunta. Compraram um terreno na rua São Paulo e construiram sua casa, fundando a “Alfaiataria Santo Antonio”.



-Dalva de Oliveira é sucesso nos rádios e nas vitrolas com “Olhos Verdes”.

1947
Emancipação política de Campo Mourão. Jose Antônio dos Santos assume provisoriamente a prefeitura do município.


-Nos EUA avião X-1 quebra a barreira do som pela primeira vez, com o piloto Chuck Yeagger atingindo mais de mil km por hora próximo a uma base na Califórnia.

1940
Monsenhor Manoel Koenner, segundo Prelaz, de Foz do Iguacu, visita Campo Mourão. Ele lutava pela criação de uma paróquia nesta região.


- “A Dama das Camélias” , com  Francisco Alves, está nas paradas, e é o maior sucesso do ano nas emissoras de rádio brasileiras.

1939
Miguel Scharan, 36, chega a Campo Mourão, onde fixa residência


- Orlando Silva é o “cantor das multidões” e tem nas paradas um de seus maiores sucessos: “A Jardineira”.

1938
Morre aos 41 anos Inácio Luis Pereira., que aqui chegou com 06 anos em 1903.


Nos EUA o radialista (e futuro cineasta) Orson Welles transmite pelo rádio “A Guerra dos Mundos” de H. G. Wells, imaginando como seria uma invasão marciana na Terra. Muitos ouvintes de Nova York, Nova Jersey, e outras cidades acreditaram ser real o relato radiofônico e entraram em pânico.

1893
Norberto Marcondes, Guilherme de Paula Xavier e  Jorge Walter chegam a Campo do Mourão com uma expedição de 120 homens, para se dedicarem à criação de gado. Tinham como propósito os primeiros contatos com os índios aqui existentes, estimados em cerca de 500 pelo cacique Capitão índio Bandeira, que era um mestiço que liderava sua tribo no chamado Campo Bandeira, hoje uma fazenda com este nome. A outra tribo, chefiada por Gembre ficava às margens do Rio Dezenove. Os expedicionários começam então a construir casas de moradia e mais algumas benfeitorias, além de abrirem um picadão na mata.


Nascia em São Paulo o futuro escritor Mário de Andrade.

VIAJANDO NO TEMPO - OUTUBRO


 Fale conosco | Colunas anteriores | Home