Silvaney Sauer Walter

Não se perca no tempo, hoje é  
Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2017  

NOVEMBRO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1969-Rua Interventor Manoel Ribas, esquina com av. Goioerê. Em novembro de 1969 Horácio Amaral era o prefeito de Campo Mourão, Paulo Pimentel governava o Paraná, e Emílio Médici era o Presidente da República. Roberto Carlos era o rei da juventude no Brasil e os Beatles eram os reis da juventude em todo o mundo ocidental. A televisão começava a aparecer em nossa cidade, com pouquíssimas pessoas que se atreviam a comprar imensas torres para captar o sinal da TV Coroados de Londrina e da recém inaugurada TV Tibagi de Apucarana. As séries “Daniel Boone”, “Tarzan”  e “Bonanza” eram as preferidas dos raros telespectadores.

 

1988
-Augustinho vence novamente as eleições municipais em Campo Mourão, derrotando os candidatos Namir Piacentini e Alba Legnani


Estreava nos cinemas brasileiros  o polêmico e provocativo “ A Ultima Tentação de Cristo”, de Martin Scorcese.

1982
-Presidente João Batista Figueiredo vem a Campo Mourão fazer comício em campanha para os candidatos do PDS, partido do governo: Getulio Ferrari, Joel Albuquerque e José Luiz Gurgel. José Pochapski, do PMDB é eleito Prefeito de Campo Mourão. Darcy Deitos, também do PMDB, ficaria em segundo lugar.


“ Você Não Soube Me Amar”  com o grupo “ Blitz” , era sucesso em todo o pais.

1980
-Campo Mourão participa do Programa Sílvio Santos na TV, no então popularíssimo programa “Cidade Contra Cidade”, enfrentando a cidade de Santos e saindo-se vencedor. O diretor da Faculdade José Pochapski, os radialistas José Ernesto Tavares e Antônio Kienen, estiveram entre os participantes.


Roberto Carlos, 37,  o maior ídolo da MPB, após a separação com Nice, assumia seu namoro com a atriz da Rede Globo Miriam Rios.

1976
-Augustinho Vecchi vence as eleições municipais para prefeito, derrotando os candidatos Getúlio Ferrari, Darci Deitos e Luiz Gonzaga de Oliveira.

-O candidato Luiz Gonzaga de Oliveira, no encerramento de seus comícios, traz o “Rei do Baião” a Campo Mourão.


O astro pop escocês Rod Stewart era sucesso em todo o Brasil com “ Sailing”

1974
Morre o pioneiro Egídio dos Santos, aos 105 anos de idade. Ele havia chegado por aqui na década de 30.


O líder palestino Yasser Arafat e recebido como chefe de Estado na ONU  e discursa carregando uma arma  na cintura.

1972
Renato Fernandes Silva, é eleito prefeito de Campo Mourão, derrotando o candidato Augustinho Vecchi.


Nos EUA enquanto Elvis Presley voltava ao topo das paradas com “ Burning Love” , Richard Nixon era reeleito presidente norte-americano.

1971
O time de futebol da Mourãoense aparece pela primeira vez na Loteria Esportiva, da Caixa Econômica Federal. Fez o jogo de número 10 e empatou em 1 x 1 com o Grêmio de Maringá, jogando no Estádio Roberto Brzezinski. A Loteria Esportiva  foi uma verdadeira coqueluche em toda a década de 70. Surgiu durante a Copa de 1970 e logo após atingiu popularidade impressionante. As pessoas acompanhavam os jogos pelo rádio conferindo os cartões. Nesta época a Rádio Difusora Colméia tinha Anísio Morais como narrador e Willie Bathke Jr. como comentarista.



Moacyr Franco tinha um dos maiores sucessos do ano nas rádios brasileiras: “Balada Número Sete”, em que homenageava o craque Garrincha.

1970
Fundada a COAMO - Cooperativa Agropecuária Mourãoense.  Foram 79 agricultores de 14 municípios da região. Diretor Presidente: Fioravante João Ferri e Vice Presidente: Gelindo Stefanuto


A Franca perdia Charles de Gaulle, líder maximo do pais durante a resistência francesa na 2. guerra, e presidente francês durante os anos 60.

1966
Morre na Campina dos Walter, o pioneiro João Augustinho Ostin, marido de Leonor Walter.


O compacto simples “Pobre Menina”, no lado A, e “Devolva-Me”, no lado B, com Leno e Lílian, é um dos mais vendidos em todo o Brasil.

1965
-Inaugurado o “Clube Recreativo Mourãoense”, sob a presidência de Antônio Zaramela.

-Vítima de um acidente automobilístico morre o pioneiro João Padilha, 54, genro de Guilherme de Paula Xavier. Em 1939 havia aberto a primeira fábrica da região, produzindo cachaça, no distrito de Sertãozinho.



Jerry Adriani era sucesso no Brasil com “Querida”.


Aos 36 anos de idade, morre em Campo Mourão, a Sra. Hideko Kobayashi Nakamura (Dona Arminda), deixando o viúvo Sr. Yoshiki Nakamura e seus filhos: Luzia, Elza, Neusa, Osvaldo, Antonio, Hilda, Alneizia, Marina e Sérgio. A mais velha com 17 anos e o caçula com apenas 2 meses de idade.


Sexta-feira, 22 de novembro, 11 horas, o presidente John Kennedy, com sua esposa Jacqueline, desembarca em Dallas no Texas. Momentos depois, quando passava em carro aberto pela cidade, seria assassinado, num dos mais dramáticos momentos da política norte-americana do século 20.

1962
Decreto Estadual 9.949 cria, em substituição a 23.DRP, a 8. Subdivisão Policial, ocupando o cargo de Delegado o Major Otacílio Ferreira Branco.


Pat Boone está de novo nas paradas de sucesso brasileira com “Sppedy Gonzalez”. Desde 1956, depois de Elvis, ele é o maior ídolo da juventude norte-americana.

1961
Inaugurado o Colégio Marechal Rondon, todo em alvenaria e bem no centro da cidade. É a escola mais moderna do município. Houve uma grande festa de inauguração, transmitida pela Rádio Difusora Colméia, que contou com a presença do Secretário da Educação Mário Braga Ramos e de autoridades locais e estaduais. O evento chegou a ser filmado e incluído no filme “Surge Uma Cidade”, que seria lançado ano seguinte por Getúlio Ferrari.


“Faz-Me Rir” , com Edith Veiga é música mais tocada em todo o Brasil.

1958
Jaroslau Onesko, 24, chega a Campo Mourão.


A belíssima Mylene Demongeot, estrela do cinema francês, é capa da revista “Cine Revelação”.

1956
Fundada a Escola Adventista Hugo Guegembauer.


A URSS sufoca uma rebelião na Hungria, deixando cerca de 10 mil mortos e 30 mil feridos.

1954
Lei Estadual 253 cria o município de Araruna, desmembrando-o de Campo Mourão.


“Secret Love” , com Doris Day, era sucesso no rádio e nas vitrolas brasileiras.

1952
Fundado em Campo Mourão o “Banco do Estado do Paraná”. É a primeira instituição bancária do município. Localizado na Avenida Irmãos Pereira n. 1189.


Eisenhower era eleito presidente dos EUA.

1951
Lei Estadual 790 cria o município de Peabiru, desmembrando-o de Campo Mourão.


No rádio, Linda Batista era sucesso em todo o país com  “Vingança”.

1950
Dr. José Carlos Ferreira e sua esposa Lígia Ricoli chegam a Campo Mourão.


São Paulo vê a estréia da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, com a exibição do filme “Caiçara” . Fruto do empenho do industrial Francisco Matarazzo e de Franco Zampari, a  Vera Cruz seria a maior cidade cinematográfica do país, a Hollywood Brasileira.

1949
José Pereira Carneiro, o “Ze Mineiro”, 35, é nomeado pelo Governo do Estado,  Oficial de Justiça no Juízo de Direito da Comarca de 1. Instância de Campo Mourão.


Louis Armstrong, o "rei do Jazz"
, apresenta-se em Paris e é aplaudidíssimo.

1947
Morre aos 75 anos o pioneiro Miguel Luiz Pereira, que chegara por aqui em 1903.


A ONU divide a Palestina em dois estados, um árabe e um judeu.

1940
Comitiva é enviada a Campo Mourão pelo Interventor Manoel Ribas. Segundo Pedra da Veiga, em seu livro “Campo Mourão – Centro do Progresso”, 1999, o jornalista João Gabardo relata para a “Gazeta do Povo” que, no então Distrito de Guarapuava, havia “06 fábricas de aguardente, 22 engenhos que fabricam rapaduras e açúcar, havendo também uma excelente serraria e, 13 casas comerciais, a maioria possuidora de mercadorias em grande quantidade”.


“Súplica”, com Orlando Silva, era sucesso no rádio em todo o país.

VIAJANDO NO TEMPO - NOVEMBRO


 Fale conosco | Colunas anteriores | Home