Silvaney Sauer Walter

Não se perca no tempo, hoje é  
Quarta-Feira, 23 de Agosto de 2017  

JANEIRO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1972-Garotas mourãoenses na Praça São José, com o Edifício Belin Carolo (Hotel Santa Maria) atrás. Em janeiro de 1972 -  “Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos”, com Roberto Carlos, era a música mais executada nas rádios brasileiras.

 

1979
Inaugurado o novo Fórum de Campo Mourão.



Lílian, da Jovem Guarda, voltava as paradas e era sucesso em todo o pais com “Sou Rebelde”

1978

Carros pipas combatem incêndio na Rua São Paulo, no centro da cidade.

-Vereador Sérgio Kffury denuncia tendência para o latifúndio em Campo Mourão. Em uma das reuniões da Câmara lembrou que em 1972 a cidade possuía 3.500 proprietários agrícolas, segundo registros do INCRA, e agora são menos de 2 mil.



“O Garanhão no Lago das Virgens” era um dos títulos nacionais que o Cinema Brasileiro despejava no mercado.

1973
-Campo Mourão é integrado no sistema de telefonia  de DDD-Discagem Direta à Distância.

-A Mourãoense  participava do Campeonato Paranaense de Futebol, e ia de mal a pior. Segundo a edição numero 148 da revista “Placar”, de 12/01/73, nessa Sexta-feira, dia 05, “o presidente Delordes Daleffe convocou uma reunião  naquele dia e botou as cartas na mesa. Na sede da Mourãoense, na rua São Paulo, as 20 horas, estiveram madeireiros, comerciantes e industriais que deram apoio a Delordes e prometeram ajudar.”

-Inaugurada a Faculdade de Campo Mourão.



Num domingo, 14 de janeiro,  O cantor norte-americano Elvis Presley, então com 38 anos, faz show no Hawai televisionado via satélite para mais de 1 bilhão de pessoas (o Brasil ficou de fora, a Globo exibiria o tape dias depois).  E considerado o maior momento da inigualável carreira do astro, a coroação definitiva daquele que viria a ser chamado “O Artista do Seculo” .

1970
Agenor Krul, 24, jovem professor de Ponta Grossa,  chega a Campo Mourão para fixar residência.


O conjunto “ Os Incríveis”  são sucesso em todo o pais com “ Vagabundo”

1968

Augustinho Vecchi, presidente da Câmara Municipal, toma posse  como prefeito de Campo Mourão, substituindo a Rosalino Salvadori.



O IBGE estima a população do Brasil em 85 milhoes de habitantes. Na foto, a Margarina Saúde, fabricada pela Anderson Clayton e uma das mais vendidas entao no pais. Em Campo Mourão, a lata da manteiga vegetal (que não precisava ser conservada em geladeira) podia ser adquirida,  no centro da cidade, na “Casa Rosa”  ou na “Casa Dias”.

1966
Começa a construção do Edifício Belin Carolo.



“Quero que Va Tudo Pro Inferno”, com Roberto Carlos, lidera as paradas de sucesso em todo o pais. O jovem cantor, com 24 anos, já e o maior vendedor de discos do Brasil, e um fenômeno nacional comparável a Beatlemania que assolava o mundo, e a Elvis Presley de alguns anos atrás.

1961
-Abre as portas no centro da cidade o “Bar Aparecida”. Seria o mais popular nas duas próximas décadas.


Em 31 de janeiro Jânio Quadros e empossado presidente do Brasil.

1960
Sai a estadualização do “Ginásio de Campo Mourão”, de propriedade do professor Ephigênio José Carneiro. Passa agora a se chamar “Ginásio Estadual de Campo Mourão” e seu diretor é  Egydio Martelo.


Morre na Franca, vitima de acidente de carro, o escritor existencialista Albert Camus, ganhador do premio Nobel de l;iteratura em 1957.

1959
-Milton Luiz Pereira, 26,  chega a Campo Mourão

-Miguel Antunes de Oliveira, 39, o “Tio Miguel” , chega a Campo Mourão.

-Inaugurada a agência do Banco do Brasil em Campo Mourão, tendo como gerente  o senhor Carlos Lopes Couto. É a quarta instituição bancária instalada no município.


Fidel Castro assume o poder em Cuba.

1954
Em 15 de janeiro o então menino Darcy Deitos, com 09 anos, chega a Campo Mourao, vindo de Joacaba-SC. O pai dele, Sabino, era pintor de paredes e já estava na cidade desde 1952.


Nelson Gonçalves sucedia Francisco Alves como o maior vendedor de discos do pais, e estava nas paradas com “A Camisola do Dia”

1952
Em Peabiru já havia o Cine Vera, de propriedade de IIdílio Simão. Abaixo estão os filmes que ali foram exibidos neste mês de  janeiro de 1952, conforme as edicões do jornal “Correio de Campo Mourão”
Dia 05-Encontre-me em Hollywood
Dia 06-A Companheira de Tarzan
Dias 09 e 10-Gloriosa Vingança
Dia 12-Cuidado com Mamãe
Dia 13-Maria Antonieta
Dias 16 e 17-Mosqueteiros do Rei
Dia 19-Transatlântico de Luxo (Colorido)Dia 20-A Ferro e Fogo
Dias 23 e 24-Transgressores da Lei.
Dia 26-Ilha Encantadora
Dia 27-Uma Noite na Ópera
Dias 30 e 31-Amazonas de Tucson.


-Avelino Piacentini chega a Campo Mourão.



*Morre aos 48 anos Curly Horowitz, (a direita na foto) dos tres patetas. Ele já havia sido afastado do trio, pois sofrera um derrame, e encontrava-se agora internado num asilo. Fora substituido por seu irmao Shemp Horowitz.

1951
Henrique Salonski, 30, com a esposa Valentina, chega a Campo Mourão, com o objetivo de comprar terras para fazer uma serraria.


Inicio das operacoes da TV Tupi do Rio de Janeiro. Em São Paulo a Tupi esta no ar desde 18 de setembro do ano passado.

1949
Instalado o Fórum da Comarca de Campo Mourão, pelo juiz de direito da 1. Vara da Comarca de Londrina, Dr. Antônio Franco Ferreira da Costa. Foi adaptado num já velho casarão na avenida Irmãos Pereira.1. Juiz: Dr. Ilian de Morais de Castro Vellozo.1.Promotor: Dr. Rui Dirceu Saldanha Gomes.O evento, realizado às 10 horas da manhã,  contou com numerosa assistência popular, fazendo uso da palavra o Prefeito Municipal Pedro Viriato de Souza Filho, o presidente da Câmara  Daniel Portela, o Dr. Francisco Trevisani Beltrão, o deputado Accioli Filho, representando o governador do estado, o prefeito de Mandaguari Décio Medeiros Pulin, o sr. Francisco Albuquerque (o popular Tio Chico), o sr. Edilberto Parigot de Souza e Edmundo Mercer Junior, que fez ligeiro escorço dos fatos históricos de Campo Mourão, rendendo homenagem aos pioneiros desta civilização.


O Time do Botafogo naquele início de ano. O mesmo que havia conquistado o campeonato carioca de 1948.

1947
Willie Bathke vem em definitivo para Campo Mourão para assumir o Cartório de Registro Civil.



A Avenida Brasil, no recém criado município de Maringá.

1944
Maria Teodoro de Oliveira dá a luz a um menino, que se chamaria João Teodoro de Oliveira Sobrinho. O pai, Antônio Teodoro de Oliveira era filho de José Teodoro de Oliveira, que aqui fixou residência em 1910


Johnny Weismuller, o mais famoso Tarzan, empolgava as platéias em concorridas matines. Nessa época as principais capitais brasileiras tinham dezenas de cinemas, que lotavam em qualquer ocasião.

1939
Elza Loures Rocha, 18, dá luz a uma menina que se chamaria Iolanda Loures Xavier. O pai é Alfeu de Paula Xavier, 23, filho de Guilherme de Paula Xavier (+1931)


O Líder integralista brasileiro Plínio Salgado era preso no Rio de Janeiro, enquanto que na Espanha as tropas nacionalistas de Francisco Franco (foto)tomavam a cidade de Barcelona.

1936
Registros históricos mostram que em Janeiro de 1936 o distrito de Campo Mourão possuía  15 casas.*Bairro do Sertaozinho, ao norte do Campo: 61 casas.*Bairro Rio Claro (depois, Araruna), 18 casas.*Barreiro do Oeste: 10 casas*Barreiro do Campo (das Frutas ou dos Theodoro): 10 casas.*Rio do Campo: 07 casas*Mambore: 18 casas*Campina dos Walter (ou Walterlandia), 08 casas.


Nos EUA a revista “Bilboard”  publica a primeira parada de sucessos musicais.

1935
Morre aos 64 anos Joao Rodrigues Monteiro, o “João Bento”, . No dia 12 ele e mais homens haviam ido pescar no rio Ivai, onde pegaram a febre perniciosa, que vitimou sete deles,.


“Cidade Maravilhosa”, com Aurora Miranda e André Filho era a musica mais tocada nas poucas emissoras de rÁdio que havia no pais. Nos EUA, Bing Crosby era o cantor de maior sucesso, o "Rei do Rádio". E em 08 de janeiro desse ano, 70 anos atrás, nascia, na pequena cidade de Tupelo, no Mississipi, aquele que viria a ser o maior referencial da cultura pop: Elvis Presley.

1933
Morre Maria Silveira Walter, ao dar a luz a um menino que se chamaria Playzan Walter (ainda vivo e residente na cidade). O pai era Manoel da Rocha Walter, um dos filhos de Jorge Walter.


Na Alemanha, Adolf Hitler era nomeado chanceler alemão.

1921
É instalado o Distrito Judiciário em Campo Mourão, assumindo o cargo de Juiz de Paz o coronel Guilherme de Paula Xavier,72,  tendo como seu escrivão Joaquim Pereira Vitor, que acumulava a função de Escrivão de Polícia. O primeiro assento de casamento feito por essas autoridades seria  de Oliveira Aleixo com Nercinda Pereira de Campos, filha de Pedro Ouvídio Pereira e neta do velho sertanejo, José Luiz Pereira.


Quase dois anos após o final da Primeira Grande Guerra a fome e a miséria ainda assolavam a Europa, principalmente nos paises derrotados, como a Alemanha. So na capital Berlim mais de 100 mil crianças estavam subnutridas, com tuberculose e outras doenças.

1910
Guilherme de Paula Xavier, 61, casa-se pela quarta vez, com Josephina Condas, 19. Residindo oficialmente ainda em Laranjeiras do Sul, o coronel mantem sua fazenda em Campo Mourão desde 1893


Rui Barbosa e Hermes da Fonseca disputavam a presidência do Brasil. Os civilistas seriam derrotados em marco pelos militaristas do Marechal Hermes da Fonseca.

VIAJANDO NO TEMPO - JANEIRO


 Fale conosco | Colunas anteriores | Home