Silvaney Sauer Walter

Não se perca no tempo, hoje é  
Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2017  

FEVEREIRO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1974- Belas garotas no carnaval do Clube 10 de Outubro. “Goodbye Yellow Brick Road”, com o jovem inglês Elton John, e “Retalhos de Cetim”, com Benito di Paula, disputavam a primeira colocação nas paradas de sucesso do país.

 

1999
* Morre o ex-bispo de Campo Mourão D. Virgílio de Paoli.


Fernando Henrique Cardoso, em seu segundo mandato, continuava seu programa de privatização.

1998
*Em 13 de fevereiro, Edina Simionato lança seu livro “Campo Mourão Na Espiral do Tempo”, com pequenas biografias dos principais personagens históricos do município.


O Presidente Fernando Henrique Cardoso continuava seu programa de privatização.

1995
*O Presidente da República Fernando Henrique Cardoso inaugurava o teatro municipal de Campo Mourão.


O Presidente Fernando Henrique Cardoso, outrora sociólogo de esquerda, sancionava lei que permitia a privatização dos setores elétrico, de água, de transportes, telecomunicações e saneamento básico.

1983
* Aroldo Tissot completa 50 anos. O veterano e conhecido jornalista, que estivera afastado de Campo Mourão por mais de uma década, é agora proprietário do jornal “Gazeta do Centro Oeste”.


Aos 56 anos morria no Rio de Janeiro, de infarto,  o ator Jardel Filho. Ele estava atuando na novela “Sol de Verão”, da Rede Globo. Nos EUA, morria aos 32 anos Karen Carpenter, da dupla “Os Carpenters”.

1981
SEX 13*Morre aos 67 anos Vassílio Boiko, fundador do Expresso Nordeste Ltda.


Dois meses após ser asassinado a tiros em frente a sua casa, por um fa, o ex-beatle John Lennon era sucesso em todo o mundo com  “Woman”.

1977
* SEG 01*Augustinho Vecchi toma posse como prefeito de Campo Mourão.

*O Banestado de Campo Mourão  muda para seu novo prédio, na rua São Paulo. Em seu lugar, na av. Irmãos Pereira desde 1967, instala-se o Banco Nacional.


Para delírio da “garotada”  a TV Tibagi de Apucarana, volta a  exibir, agora em em sua programação vespertina,  e a cores, as já então cultuadas series “Viagem ao Fundo do Mar”  e “ Jornada nas Estrelas”  

1976
* Fundada a COHAMOURÃO – Cooperativa Habitacional de Campo Mourão, sendo eleito diretor presidente o jovem Ricardo Widerski.  

*Equipe de futebol da Mourãoense toma goleadas históricas no Campeonato Paranaense: 8x 0 para o Curitiba,  9x 0 para o Colorado, 8x 3 para o Operário, 7x 1 para o Londrina. Como o Estádio Municipal Roberto Brzezinski encontrava-se em reforma, a equipe mandava seus jogos em Maringá. Os poucos torcedores que se arriscaram a ir lá torcer nesse início de campeonato viram uma equipe amadora ser massacrada pelos adversários.


Francisco Cuoco e Betty Faria são os astros principais da novela “Pecado Capital”, sucesso da Rede Globo, no horário das 08 da noite, em todo o pais

1975
DOM 23 *Tragédia na Usina Mourão: O sr. Pedro Maia Martins perde quatro filhos, que se afogaram, no domingo à tarde. O fato chegou a ser divulgado no programa “Fantástico, o Show da Vida” , da Rede Globo de Televisão.


As revistas brasileiras começam pra valer a explorar a ousadia das mulheres no carnaval. A tanga estava na moda nas praias cariocas e elas usaram e abusaram a incrementada vestimenta nos dias de folia.

1973
QUI 01*Renato Fernandes Silva toma posse como prefeito em Campo Mourão.


Dia 17, o Brasil perde o gênio de Pixinguinha, em pleno sábado de carnaval.

1970
SOCIEDADE: O "broto" Maria Luiza Calegari é eleita Rainha do Carnaval no Clube 10 de Outubro.


“Se Eu Pudesse Conversar Com Deus” , com  o inspirado Antônio Marcos, é sucesso nas paradas brasileiras.

1969
* Horacio Amaral toma posse como prefeito de Campo Mourão.

*Em 06 de fevereiro Rosalino Salvadori assume a presidência da ACICAM. Fundada em 1953, inicialmente com o nome de A.C.I.C.M · Associação do Comércio e Industria de Campo Mourão, passou por um período de paralisação, tendo sido reativada em 1969, na presidência de Rosalino Salvadori, que foi eleito e empossado em 6 de fevereiro de 1969.Inicialmente foi constituída por industriais, comerciantes, agricultores e pecuaristas, que estivessem direta ou indiretamente ligados à vida econômica da região centro-oeste do Paraná, município de Campo Mourão.A finalidade da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão, assim como sua denominação, obedeciam às tendências da época, determinadas pela necessidade de união da classe empresarial, com um único objetivo: a prestação de serviços aos associados.


*Mary Hopkin, descoberta por Paul McCartney, com os Beatles. Eles lideram as paradas em todo o mundo,inclusive no Brasil. As edições da revista “O Cruzeiro”  de fevereiro de 1969 mostram semanalmente o domínio dos artistas ingleses nas paradas de sucesso brasileiras:
1.Mary Hopkin (Those were the days)
2.The Beatles (Hey Jude)

1966
* O Colégio Marechal Rondon, o principal da cidade, tem registrado um número recorde de estudantes: 1280, com um quadro de 58 professoras.


SEG 21*Emissoras de rádio noticiam em edição extra que o cidadão Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, 25 anos, havia acabado de se casar, com uma jovem chamada Rosemary Cholbi.

1965
* Ginásio Estadual de Campo Mourão ganha seu segundo ciclo e passa a se chamar “Colégio Estadual de Campo Mourão”.


DUAS MORTES COMOVEM O MUNDO DO ENTRETENIMENTO.
SEG 15 Morre  Nat King Cole, aos 45 anos, de câncer no pulmao.

TER 23 Morre aos 74 anos Stan Laurel, o magro da dupla com Oliver Hardy.

1964
* Domingo, dia 09, Alcídia de Paula Walter, 44, filha de Guilherme de Paula Xavier e nora de Jorge Walter, muda-se para a zona urbana da cidade, onde viria a residir ate sua morte em 1992.


* “O Seresteiro de Acapulco” , com Elvis Presley e Ursula Andress, é a mais badalada estréia nos cinemas paulista  e carioca.

1959
*Domingo, dia 01, é fundado o “Educandário Nossa Senhora Medianeira” (Colégio Cristo Rei)

*Domingo, dia 08, Egydio Martelo, 28, chega a Campo Mourão.


Buddy Holly (foto), Richie Vallen e Big Bopper, três dos principais astros do rock’n roll norte-americano, morrem em acidente de avião no estado do Iowa.

1958
*Rádio Difusora Colméia de Campo Mourão começa a transmitir em caráter experimental. O grande hit nas rádios brasileiras nesse início de ano é a canção americana “Little Darling”, com a brasileira Lana Bittencourt, e o “Rei do Rádio”  Nelson Gonçalves ainda ecoa a sua “Volta do Boêmio”, maior sucesso de 1957.

*Em 07 de fevereiro acontece a primeira viagem do ônibus da Empresa Alves, de propriedade do senhor Emílio Alves, com linha entre Campo Mourão – Cascavel, fazendo escalas intgermediárias em Mamborê, Juranda, Ubiratã e Cafelândia.


A Revista “Radiolandia” destacava em sua capa Cauby Peixoto e Maysa.

1956
-O “Ginásio de Campo Mourão”, de Ephigênio José Carneiro, 29,  abre as inscrições para seu primeiro exame de admissão.


Jota Silvestre era sucesso na TV Tupi (São Paulo, Rio e varias capitais brasileiras), com o programa “O Ceu e o Limite”, onde pessoas respondiam perguntas sobre deteminado assunto.

1954
DOM 07*Morre aos 47 anos Paulo Gonçalves Siqueira. Suplente de delegado desde 1953, ele havia chegado em Campo Mourão em 1942. Deixa viúva sua esposa Laura Pereira Trochman, 32/33, filha da professora Eulália Carneiro de Campos.


A Radio Globo apresentava em ondas curtas para todo o pais o programa matinal “A Hora da Ginástica” .

1953
-No Carnaval de Campo Mourão o Clube 10 de Outubro elege sua Rainha pela segunda vez: Adalbrair Albuquerque, 19, que já havia ganho os concursos de 1951 no Clube Primeiro de Maio e em 1952 no mesmo 10 de Outubro.


No Rio, o time do Madureira se preparava para mais um campeonato carioca de futebol.

1952
- Carnaval em  Campo Mourão: A jovem Adalbrair Albuquerque, 18, é eleita novamente Rainha do Carnaval, agora no Clube 10 de Outubro.

-Em 22 de fevereiro
é inaugurada a Churrascaria Marabá, de Avelino Piacentini.


Na Inglaterra morre o Rei George e Elizabeth II e a nova rainha.

1951
-Vindos de Guarapuava, chega a Campo Mourão a família Trombini, constituída pelo patriarca Ignácio Trombini, sua esposa Maria Piccinini, e os filhos Ivo Mario, Armelindo e Lírio. Em sociedade com  Belin Carollo e Fioravante João Ferri, montaram uma serraria de beneficiamento de madeira,  na avenida Irmãos Pereira.

-Carnaval em Campo Mourão é comemorado na Sociedade Recreativa 1. de Maio. A jovem Adalbrair Albuquerque, 17, filha de Francisco e Anita Albuquerque, é eleita Primeira Rainha do Carnaval, e o advogado Nelson Bittencourt do Prado é eleito o Primeiro Rei Momo de Campo Mourão


Na Franca, uma garotinha de 16 anos era capa da principal revista do pais, a “Paris Match”. Ela começava a despontar como modelo e em pontas no cinema. Se chamava Brigitte Bardot, e se tornaria o principal ícone francês do século 20.

1950
- Dr. Manoel de Andrade e sua esposa Leoni Prado de Andrade chegam a Campo Mourão.  

-Em 17 de fevereiro acontece o primeiro dia de aula no Colégio Santa Cruz.


Nelson Gonçalves seguia sua carreira de sucesso. Já era conhecido como “O Rei do Radio” . Estava nas paradas com “ Normalista”.

1934
Decreto Estadual n. 411 nomeia Benjamin Cardoso Teixeira e Alvina Walter Teixeira para regerem, com subvenção Federal, as escolas da sede de Campo Mourão, Município de Guarapuava. (Diário Oficial do Estado n. 865, de 24/02/34)


A garotinha Shirley Temple era a sencacao de Hollywood.

1931
Guilherme de Paula Xavier, 82, esta gravemente enfermo e recebe em sua Fazenda Santa Maria, a visita de seus filhos mais velhos, residentes em Guarapuava, Ponta Grossa e Rio de Janeiro.


Virgolino Ferreira, o “Lampião”, aterrorizava com seus homens no cangaço nordestino, e era procurado pela policia de todos os estados.

1916
Conforme Decreto n. 81, Campo Mourão é elevado à categoria de Distrito policial, sob a jurisdição de Palmeirinha, município de Guarapuava.


Era rodado nos EUA o filme “Intolerância” , de W. Griffith, uma das primeiras superproduções da historia do cinema.

VIAJANDO NO TEMPO - FEVEREIRO


 Fale conosco | Colunas anteriores | Home