Silvaney Sauer Walter

Não se perca no tempo, hoje é  
Quarta-Feira, 23 de Agosto de 2017  

MARÇO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1959 – A Praça Getúlio Vargas.  Em março de 1959 Anísio Silva liderava as paradas de sucesso no Brasil com “Não Digo o Nome”.

 

1988
- Em 18 de marco, Gretchen, uma das mais famosas e sensuais cantoras do pais se apresenta em Campo Mourão.


Jose Sarney conseguia prorrogar seu mandato como Presidente da Republica por mais um ano, enquanto a  ex-modelo Xuxa “educava”  as crianças em programa matinal de enorme sucesso pela Rede Globo de Televisão.

1982
Aroldo Tissot funda o jornal “Gazeta do Centro Oeste”


A roqueira americana Joan Jett era sucesso no Brasil com “I Love Rock’n roll”

1978
Morre aos 74 anos o pioneiro Miguel Scharan. Ele chegou a Campo Mourão em outubro de 1939 e em 1941 foi nomeado Juiz de Paz da localidade.


Donna Summer, a “rainha das discotecas”, era capa da popular revista norte-americana “Rolling Stone”.

1976
-Equipe de futebol da Mourãoense é matéria da revista “Placar”. Com o título de “Isso é Uma Desumanidade”, a revista comenta sobre o time e suas sucessivas derrotas por goleadas. 8x 0 para o Curitiba,  9x 0 para o Colorado, 8x 3 para o Operário, 7x 1 para o Londrina...


Roberto Carlos era sucesso em todo o pais com “Alem do Horizonte”.

1972
Morre aos 59 anos Diógenes Alves Cabral, engenheiro que aqui chegou em 1942, sendo o responsável por grande parte das construções da época, e também pela medição de terras na região.


Silvio Santos animava o auditório so de mulheres, das 11h30 ate as 20 horas de domingo, pela Rede Globo de Televisão.

1968
-O cantor Jerry Adriani, 21,  apresenta-se no Cine Plaza. Foi saudado como o “Ídolo da Juventude Mourãoense”, numa apresentação frenética devido às fãs,  e tumultuada por problemas com a queda de energia elétrica.


A Radio Farroupilha, de Porto Alegre, ainda era uma das grandes emissoras do pais, com Teixeirinha abrindo a programação pela manha.

1964
- O professor Eduardo Lazdan, 25, chega a Campo Mourão, hospedando-se no Hotel Roma.


A crescente esquerdizacao do governo João Goulart revolta setores conservadores da política brasileira, o que resultaria na golpe militar de 31 de marco.

1957
- Inaugurada em Campo Mourão as “Casas Pernambucanas”.  Até então a Loja já mantinha uma filial em Peabiru. (15/03/57)


Helena Sangirardi apresentava a tarde pela Radio Nacional o programa “Consultório Sentimental”, em que aconselhava mulheres de todo o pais em seus relacionamentos com o sexo oposto.

1955
-Em 17 de março é inaugurada a Estação Rodoviária de Campo Mourão.

-Dois dias depois, no dia do padroeiro São José, é lançada a Pedra Fundamental para a construção da nova igreja, futura catedral de Campo Mourão.


Em marco de 1955, a bela ruiva Rhonda Fleming era capa da popular revista brasileira de cinema, “Cinelandia”, da Rio Gráfica Editora, cujo diretor era Roberto Marinho.

1952
- Começa a funcionar a “Madeireira Staniszewski”, de Pedro Staniszewski.

- Morre aos 44 anos, vítima de grave enfermidade,  o dentista Jose Antônio dos Santos. Ele chegara aqui em 1940 e em 10.10.47 foi nomeado primeiro prefeito municipal de Campo Mourão, ate a eleição de Pedro Viriato de Souza Filho


Lançado nos EUA “Singing in the Rain” (Cantando na Chuva) dirigido e estrelado por Gene Kelly. O Filme se tornaria um dos mais cultuados do século 20, e a cena em que Kelly dança na chuva uma das mais belas da historia do cinema.

1951
Joaquim Teodoro de Oliveira toma posse como prefeito de Campo Mourão, substituindo Devete de Paula Xavier.


Adelaide Chiozzo era sucesso no radio e nas vitrolas, com “Beijinho Doce”.

1950
Willie Bathke Jr., então com 10 anos, chega em Campo Mourão com seu pai Willie Bathke.


O Brasil vivia a expectativa da IV Copa do Mundo de Futebol, que seria realizada em nosso país. O estádio do Maracanã, na Capital Rio de Janeiro estava praticamente pronto.

1944
No dia de São Jose é realizada a primeira missa na igreja (construída desde setembro passado). A Edificação, foi levantada na beira da “Raia dos Porungos”, ela era toda de madeira, inclusive a cobertura, construída pelo próprio pároco, padre Aloysio.


“Solidão”, “Noite de Lua” e “A Mulher do Seu Jose”, eram três sucessos de Nelson Gonçalves que tocavam nas principais emissoras de radio do pais.

1943
Instalada oficialmente a Paróquia de São José em Campo Mourão. Ela foi criada em 08 de dezembro passado. O território desta unidade eclesiástica abrange todo a área compreendida entre os rios Corumbataí, Ivaí, Piquirí e Paraná.


“Esta Chegando a Hora”, com Carmen Costa, era uma das canções mais executadas pela Radio Nacional do Rio de Janeiro.

1936
- Morre  Júlia da Rocha Walter (Nha Dona), na “Campina dos Walter”. Júlia era desde 1926, a viúva do pioneiro Jorge Walter.


O comunista Luis Carlos Prestes e sua mulher Olga Benário, são presos no Rio de Janeiro.

1934
-População do distrito de Campo Mourão e estimada em 2.000 pessoas, sendo 34 eleitores. Nenhuma casa comercial existe.


Rio de Janeiro, cidade maravilhosa e capital do Brasil, em março de 1934.

1925
-Ana Luiza Pereira, filha do precursor Miguel Luiz Pereira e de Adelaide Mendes Pereira, casa-se com Ernesto Mateus Tavares.


-No estado do Tennessee, nos EUA, e proibido nas escolas o ensino da Teoria da Evolução, de Charles Darwin, que diz que os homens e os macacos são descendentes de uma mesma espécie. O projeto de lei que fora aprovado, argumentava que essa teoria cientifica contradizia o que dizia a Bíblia.

1918
Miguel Luiz Pereira é nomeado primeiro Sub-Delegado de Polícia de Campo Mourão, conforme Lei n. 1750, em que o Distrito Policial continua pertencendo à jurisdição do Distrito Judiciário de Palmeirinha, Município de Guarapuava


-Rodrigues Alves é eleito Presidente da Republica.

VIAJANDO NO TEMPO - MARÇO


 Fale conosco | Colunas anteriores | Home