Silvaney Sauer Walter

Não se perca no tempo, hoje é  
Quarta-Feira, 23 de Agosto de 2017  

ABRIL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1956 – O escritório da Serraria Cama Patente, na estrada para Roncador. A Serraria marcou época em Campo Mourão, com centenas de famílias formando um povoado a 10 km da zona urbana.  Em abril de 1956 os mourãoenses tinham o Cine Mourão e o recém inaugurado Cine Império, que exibiam faroestes de John Wayne e de Audie Murphy, chanchadas brasileiras com Oscarito e Grande Otelo, além das grandes produções de Hollywood. Nelson Gonçalves era o principal cantor brasileiro e Tonico e Tinoco a dupla sertaneja mais querida.

 

1986
-Morte do menino Robson comove Campo Mourão e é notícia em todo o país. O menino de 11 anos, filho de Leonília e Demétrio Paitach, gerente do Banestado de Campo Mourão, foi seqüestrado na tarde do dia 10. O pagamento do resgate, de 300 mil cruzados,  foi feito no dia seguinte. Na tarde do domingo, dia 13, seu corpo foi encontrado


Na manhã do dia 15, aviões americanos bombardearam a Líbia do General Khadafi, por seu “reinado de terror mundial”, de acordo com o governo americano. 15 pessoas foram mortas, entre elas, uma filha de Khadafi.

1976
Reaberto o  Estádio Municipal Roberto Brzezinski, na tarde do dia 28, na abertura do 2. turno do Campeonato Paranaense. Até as aulas foram dispensadas  para os mourãoenses lotarem o estádio e assistirem um surpreendente 0 x 0 da amadora equipe da Mourãoense, com o todo poderoso da época Coritiba F. C.


Morria o bilionário americano Howard Hughes, aos 70 anos, vítima de um derrame. Oriundo de uma família judia milionária, Hughes se aventurou no cinema entre as décadas de 20 e 40, produzindo diversos filmes em Hollywood. (05/04/76

1973
- Inaugurado o “Supermercados Catarinense”, na Av. Cap, Índio Bandeira, em frente ao Clube 10 de Outubro. Era o maior e mais moderno mercado da região.



Ângelo Máximo, com voz de Wanderley Cardoso e visual do “rei do rock”,  era sucesso em todo o país com “Domingo Feliz”

1972
Morre Maria Magdalena Pereira, esposa do pioneiro João Mendes Pereira


Roberto Carlos fazia 31 anos e era sucesso cantando em italiano. Com “Un Gatto Nel Blu”, disputava o 1. lugar nas paradas com um brasileiro que cantava em inglês. Era Terry Winter com “Summer Holliday”.

1967
Rosalino Salvadori toma posse como prefeito de Campo Mourão, substituindo a Milton Luiz Pereira


Fervia a Jovem Guarda e Jerry Adriani, 20, estava nas paradas com “Quem Não Quer”

1966
-Morre, aos 64 anos, de problemas cardíacos,  o pioneiro e ex-prefeito Devete de Paula Xavier.

-É Inaugurada as Lojas Hermes Macedo em Campo Mourão, em um pequeno edifício no centro da cidade, na Avenida Cap. Índio Bandeira, que já se encontrava asfaltada.


Mao Tse Tung lança “Revolução Cultural na China”.

1964
- Câmara de Vereadores cassa o vereador Moacir Afonso Reis, dias após a “Revolução de 31 de Março”, por ser este declaradamente comunista.

-A  ”Escola do Povo”, da Vila Operária de Campo Mourão, passa a se chamar  “Casa Escolar Osvaldo Cruz”, dias depois da “Revolução de 31 de março”.  

Em 18 de abril é inaugurado oficialmente o Cine Plaza de Campo Mourão (já funcionava desde setembro do ano anterior). Com 1525 lugares era um dos maiores do Paraná.



-“The Singing Nun”, uma freira belga, é sucesso em todo o mundo com “Dominiuque”.

1961
- No primeiro aniversário do episcopado mourãoense, D. Eliseu Simões divulga uma lista dos benfeitores da Catedral São José, que embora já estivesse funcionando, ainda encontrava-se em obras.



-Capa da revista “Ilusão” em abril de 1961.

1960
Em 23 de abril Dom Eliseu Simões toma posse como o primeiro bispo de Campo Mourão.


“Me Dá um Dinheiro Aí” ,com o jovem Moacyr Franco, era sucesso em todo o país, inclusive na Rádio Colméia.

1959
-Paulo Vinicius Fortes toma posse como prefeito de Campo Mourão, substituindo Roberto Brzezinski, que sai para candidatar-se a deputado estadual.



Elvis Presley, 24, já era o maior ídolo de massas do planeta e servia o exército americano na Alemanha, com a imprensa brasileira noticiando uma possível vinda do superastro para ainda este ano, o que nunca ocorreria, nem aqui e nem em lugar nenhum do mundo, pois o “rei” nunca se apresentaria fora dos EUA.

1953
- Em 03 de abril chega a Campo Mourão o jovem Jonas Bento de Deus, 20, que seria conhecido dono de banca de revistas a partir do final dos anos 70.


“Cachaça Não e Água” , com Carmen Costa e Cole, foi o grande sucesso do Carnaval e ainda esta nas paradas, sendo uma  das mais tocadas pelas emissoras de radio.

1952
-CAMPO MOURÃO GANHA UM CINEMA.  
Quinta-feira, dia 03, é inaugurado com a presença de autoridades e um clima festivo, o “Cine Mourão”, com a exibição do filme “É Com Esse Que Eu Vou”, com Oscarito e Grande Otelo.

-NESSE MESMO ANO,  NOVAS FAMÍLIAS CHEGAM A CAMPO MOURÃO
Conrado Pochapski,31,  traz a família para Campo Mourão, a esposa Rosa, 25, os filhos, Áudio, Teófila e José, então com 06 anos. Conrado  se encontrava por aqui desde meados de 1951. Montou um armazém de secos e molhados no centro da cidade.

-Hercílio Sauer, 42,  e Maria Rita, 31,  chegam em Campo Mourão, oriundos de Caçador-SC, trazendo os filhos Sueli, 10, Silvanira, 07 e Sidnei, 04

Em 26 de abril acontece a inauguração da sede social do Clube 10 de Outubro.


Sai a primeira edição da revista “Manchete”, que superaria a tradicional “O Cruzeiro” a partir do final dos anos 60 e seria a principal revista brasileira de variedades até os anos 80.

1951
-Fórum da Comarca de Campo Mourão realiza seu primeiro juri. Localizava-se em um já velho casarão na av. Irmãos Pereira.Juiz: Dr. Sinval Reis (juiz substituto)Promotor: Dr. Luiz Renato PedrosoAdvogados: Dr. Homero Cavalcanti e Dr. Altevir Alves Ribeiro.Réu: Ezequiel Francisco DutraJurados: Eduardo Michicoski, Jamil de Oliveira Jacob, Guilherme Normann, Nelson Amaral,  Miguel Scharan, Egydio Genero, Domingos Maciel Ribas.

OBS: Quem sorteou os jurados foi o então menino Willie Bathke Jr., 11 anos.

OBS. 2: -O réu foi absolvido.


-Luiz Gonzaga, o rei do Baião, depois do estrondoso sucesso de “Asa Branca”, estava agora nas paradas de todo o país com “Qui Nem Jiló”.

1950
Devete de Paula Xavier toma posse como prefeito de Campo Mourão.


-A cantora francesa Edith Piaf era uma das mais tocadas nas rádios brasileiras com o clássico “La Vie Em Rose”

1947
Instalada a “Escola Presidente Getulio Vargas”, com 45 alunos matriculados. Domingos Jose de Souza,34, havia sido nomeado professor  publico no mês anterior. A comunidade havia feito uma coleta nos meses anteriores para a compra da madeira e sua construção. Também foram feitas 12 carteiras, mesa e quadro negro.


-Sonho árabe de obter independência da Palestina é derrotada na recém criada ONU.

1938
Padre Aloyisio Jacobi, de Pitanga, vem a Campo Mourão pela primeira vez.


Adolf Hitler governava a Alemanha a mais de 05 anos, numa Europa tensa e dividida, 20 anos após o fim da Primeira Guerra Mundial.

VIAJANDO NO TEMPO - ABRIL


 Fale conosco | Colunas anteriores | Home