Silvaney Sauer Walter

Não se perca no tempo, hoje é  
Domingo, 17 de Dezembro de 2017  

JUNHO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1969 – Uma manhã de inverno no Colégio Estadual. Em junho de 1969 “Get Back”, com os Beatles, e “Ciúme de Você”, com Roberto Carlos, lideravam as paradas de sucesso no país.

 

1989
Gonzaguinha apresenta-se em Campo Mourão, no Ginásio da Arcam.



O herói na luta pela volta da democracia no Brasil Ulysses Guimarães era candidato à presidência da República e ia mal nas pesquisas, com a população até então optando por Fernando Collor de Mello, que havia se auto proclamado o “caçador de marajás”, e disseminado essa imagem pela mídia brasileira.

1988

Em 10 de junho a cantora Wanderléa, a “ternurinha” ,  se apresenta no Ginásio de Esportes da Arcam, no “Baile dos Anos Dourados”. É a segunda que a Rainha da Jovem Guarda vem a Campo Mourão. A primeira foi em 1970.



Aos 71 anos, morria Abelardo Barbosa, o Chacrinha, um mito na história da televisão brasileira.

1978
Rádio Difusora Colméia começa a apresentar o “Programa Anísio Morais”, que se tornaria o mais popular da história do rádio mourãoense.



A pornochanchada brasileira “As Desquitadas em Lua de Mel”,  lotava os cinemas do país.

1977
Em 25 de junho de 1977 morre aos 67 anos o pioneiro e ex-prefeito Antônio Teodoro de Oliveira. Deixa viúva Maria Zuleika Teodoro, 59 anos. Toninho Teodoro, como era conhecido, administrou Campo Mourão de 1959 a 1963,  realizando, entre outras coisas, o início da pavimentação asfáltica no centro da cidade.

Também em 25 de junho de 1977 é fundada a ARACAMPO.

Dickson Fragoso Veras, 47,  começa a editar a “Folha do Campo”, o primeiro jornal diário da cidade, que não duraria um ano.



O cantor Elvis Presley, 42, maior superastro já produzido pela indústria norte-americana do entretenimento,  realizava o que seria sua última turnée,  nos EUA. Mesmo gordo e decadente, o “Rei”,  além de desprezado pela crítica, foi aplaudidíssimo até o fim. O Beatle John Lennon resumia o mito Elvis dizendo: “Há duas coisas que eu gostaria de ter feito na vida: ter escrito Alice no País das Maravilhas e ter sido maior do que Elvis Presley”.

1975
Morre Delcides Franciscano, pioneiro de Campo Mourão, onde chegou em 1947.


“One Day Your Life”, com o então adolescente Michael Jackson, liderava as paradas de sucesso no Brasil, fazendo parte da trilha Sonora da novela “Cuca Legal”, exibida pela Rede Globo as 19 horas, em preto e branco.

1970
Prefeitura e Comércio instalam TV na Praça que é ligada  todos os dias a noite. Aos Domingos a partir das 15 horas, para  o televisionamento da Copa do Mundo, no México.  Além da praça, também a população dos principais bairros da cidade pode ver a Copa pela TV: -Lar Paraná (pátio da paróquia) -Vila Urupês (pátio do grupo escolar) -Vila Operária (Escola Osvaldo Cruz)-Vila Rio Grande (Em frente  a residência do sr. Gonçalves dos Santos)Globo, Tupi e Record fizeram em conjunto as transmissões. Mas a maior audiência na Copa de 70 ainda foi a das emissoras de rádio, com destaque para as narrações de Fiori Gigliotti-Bandeirantes de São Paulo, Joseval Peixoto-Jovem Pan de São Paulo, Haroldo Fernandes-Tupi de São Paulo, Doalcey Bueno de Camargo-Tupi do Rio, Waldir Amaral-Globo do Rio e Jorge Cury-Nacional do Rio.



Em junho de 1970 Carmen Silva era o maior sucesso no Brasil com o compacto “Adeus Solidão”, deixando para trás até “Let it Be”, com os Beatles.

1968
Sábado 29 de junho: sai a primeira edição da “Folha de Campo Mourão. De propriedade do londrinense José Marcelino Monteiro, contava com a  participação societária do empresário Getúlio Ferrari e dos radialistas da Colméia Pedro da Veiga e Wille Bathke Jr.  Suas edições seriam semanais e o jornal retrataria o cotidiano da cidade nos quatro anos seguintes.



“O Carrasco de Pedra” , produção “B” de horror  feita na Inglaterra,  assustava as platéias cinematográficas no Brasil.

1965
Em 21 de junho de 1965, o então Patrimônio de Luiziana é elevado à categoria de distrito administrativo de Campo Mourão.

*O “Jornal de Notícias”, editado entre 1964 e 1966 em Campo Mourão por Edir Castelli, destacava em sua edição da primeira quinzena de junho de 1965, a notícia de que o Legislativo de Fênix seria dissolvido, e que seus vereadores não se reuniam há dois anos.



Wanderley Cardoso explodia nas paradas de sucesso do Brasil com “Preste Atenção”. Por cerca  de 10 anos o jovem cantor seria o principal rival de Roberto Carlos.

1964
Numa segunda-feira, dia 29, feriado de São Pedro, é inaugurada a nova sede da Prefeitura Municipal de Campo Mourão. A cidade vivia um grande momento, com ruas sendo asfaltadas no centro da cidade, um novo e moderno prédio para o Clube 10 de outubro sendo construído, e o recém inaugurado Cine Plaza, um dos maiores e mais modernos cinemas do Brasil – mais de 1500 lugares – lotava quase que diariamente.  

* Câmara de Vereadores caça o vereador Moacir Afonso Reis, por ser este declaradamente comunista. O fato foi varrido da historia oficial do município, mas recuperado alguns anos atrás com o testemunho  de algumas pessoas e confirmado pelo Professor Ephigenio Jose Carneiro, na época vereador.  



“Marisol vem ao Rio”, com a jovem cantora mexicana, era sucesso nos cinemas  brasileiros.

1963
Em Junho de 1963 Aroldo Tissot, 30, e Dalton Tayer, editavam o “Jornal do Campo” número 02, onde destacavam a morte do Papa João XXIII, o fechamento de cinco farmácias na cidade por comandos sanitários, a nomeação de Amaury Silva como o novo Ministro do Trabalho do pres. João Goulart, e duras críticas ao prefeito Antônio Teodoro de Oliveira, afinal,  a cidade estava entrando em clima de eleições, e o jornal era de oposição.

-Fundada a empresa Expresso Nordeste Ltda, de Vassílio Boiko.



Bikinis e Rádios Portáteis estavam na moda em 1963.

1954
Começa a funcionar a Farmácia América, de Osvaldo Wronski.



Na copa do Mundo realizada na Suiça, a seleção brasileira era eliminada pela poderosa seleção Húngara, perdendo de 4 x 2.

1953
Em 27 de junho é fundada a Associação do Comércio e Indústria de Campo Mourão, (futura ACICAM)tendo como primeiro Presidente Oscar Franco Wolf.  



“Cantando na Chuva” , com Gene Kelly, um dos mais belos filmes da história do cinema, era sucesso nas telas brasileiras.

1952
Vassílio Boiko, 41, e seu irmão Nicolau Boiko, adquirem o “Expresso Oeste”. A empresa era constituída por dois carros Ford, bastante usados, com capacidade para apenas 12 passageiros cada ônibus, e pertencia aos irmãos Elias e Aristóteles Xavier do Rego, com linhas para Mamborê, Pitanga e Guarapuava. Mais tarde, Vassílio transformaria essa empresa no “Expresso Nordeste”.



A Editora Abril lançava a primeira edição da revista feminina  “Capricho”., em circulação até hoje.

1947
Sétimo Carolo, 38, chega a Campo Mourão, com sua esposa América Luiza Gobi. Ele veio para trabalhar com seu primo Belin na serraria que este tinha.



Nos EUA o piloto de avião Kenneth Arnold afirma ter visto sobre o monte Rainier 09 estranhos objetos metálicos voando em formação de “V” , e que segundo ele pareciam “pires voadores”. No Brasil traduziu-se por “discos voadores”. Começava oficialmente o maior mistério do século 20.

1943
Em 26 de junho morre aos 79 anos o sertanista Manoel Mendes Camargo.


O jovem cantor Nelson Gonçalves tinha um de seus primeiros sucessos entre as mais tocadas nas emissoras de rádio: “Renúncia”.

VIAJANDO NO TEMPO - JUNHO


 Fale conosco | Colunas anteriores | Home