Silvaney Sauer Walter

Não se perca no tempo, hoje é  
Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2017  

AGOSTO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1977 - Naquela terça-feira, 16 de agosto, Campo Mourão, às vésperas de seu 30. aniversário de emancipação política,  viveu mais um dia em sua história. Augustinho Vecchi era o prefeito, Joani Teixeira lecionava pela manhã no Colégio Estadual, cuja diretora era a senhora Hilda Brenner Dessotti,  o saudoso Dickson Fragoso Veras fazia há dois meses o primeira jornal diário da cidade, a “Folha do Campo”, e a Biblioteca Pública Municipal estava desde março funcionando nas dependências da Faculdade. De manhã, não havia televisão e as pessoas ouviam muito rádio, o programa de Rodrigues Correia e o de Antônio Ismael eram os mais populares da Rádio Colméia, mas era comum se ouvir outras emissoras, com destaque para a Atalaia de Maringá e as grandes emissoras de São Paulo, como a Tupi, a Record e a Bandeirantes. À tarde, a TV Tibagi de Apucarana, que tinha uma boa repetidora na cidade, e que estava há mais de um ano sem retransmitir a programação da Globo, passava um filme atrás do outro, destacando-se em sua programação vespertina as séries “Perdidos no Espaço”e “Viagem ao Fundo do Mar”. A TV Cultura de Maringá exibia a reprise da novela “Vejo a Lua no Céu” e a série “Bonanza”. No começo da noite, quando o rádio transmitia a voz do Brasil, e a Rede Globo exibia a novela “Loco Motivas”,  chegava a bombástica notícia dos EUA.

 

2004
No 30. aniversário da morte do ex-prefeito Horácio Amaral, Jair Elias dos Santos Júnior lança o livro “Horácio Amaral, exemplo e desafio”.


A delegação brasileira voltava dos Jogos Olímpicos da Grécia e  com dez medalhas - quatro de ouro, três de prata e três de bronze.

1997
Morre aos 68 anos o pioneiro Alfonso Germano Hruschka. Alfonso, chegou em Campo Mourão em 1953. Entre as décadas de 50 e 70 foi eleito vereador por quatro legislaturas. Foi também proprietário do “Depósito do Construtor”, principal empresa de materiais de construção da cidade nas décadas de 70 e 80.


A princesa Lady Diana morre aos 36 anos em acidente de carro em Paris, na França.

1996
Edina Simionato lança seu livro “Campo Mourão: Sua Gente... Sua História”, retratando a história do município.


O Grupo Mineiro Skank é sucesso em todo o país com “Garota Nacional”.

1992
Morre aos 73 anos a pioneira Alcídia de Paula Walter, filha de Guilherme de Paula Xavier e nora de Jorge Walter.


Ao final das Olimpíadas de Barcelona a ex-URSS – a delegação da Comunidade de Estados Independentes, somou 112 medalhas contra 108 dos EUA.

1990
Os Incríveis apresentam-se no Clube 10 de Outubro. É a terceira vez que o popular grupo musical da Jovem Guarda apresenta-se em Campo Mourão. As outras  foram em 1972 e 1973.


-O Iraque anexa o Kwait, começando um conflito com os EUA que durariam até a recente derrubada de Sadam Hussein.

1985
Em 22 de agosto morre aos 92 anos a pioneira Maria Inácia, esposa de Inácio Luiz Pereira, e que chegou a Campo Mourão em 1911.


Bruce Springsteen era capa da primeira edição da revista “Bizz”

1982
Neri José Thomé e Dorlly Benthien Thomé chegam a Campo Mourão. Em poucos anos estariam no comando e transformariam em diário o mais tradicional jornal da cidade, a “Tribuna do Interior”.


“Reluz “ , com Marcos Sabino era sucesso nas rádios de todo o país.

1981
Morre em Guarapuava, aos 78 anos Benjamin Cardoso Teixeira, marido de Alvina Walter Teixeira. Benjamin foi o primeiro professor a lecionar em Campo Mourão,  na década de 30.


*Morre o cineasta Glauber Rocha, aos 41 anos, que dirigiou o clássico “Deus e o Diabo Na Terra do Sol”  em 1964

1980
Começa a operar em fase experimental a Rádio Humaitá. Com modernas instalações e equipamentos a emissora conquistou a população nos meses seguintes, destacando-se os programas dos contratados Marco Antônio, pela manhã e Antônio Kienen, à tarde.

Morre aos 71 anos o pioneiro Hercílio Sauer. Vindo de Caçador-SC, Hercílio chegou em Campo Mourão em 1952.

Morre aos 64 anos o pioneiro Alfeu de Paula Xavier. Filho de Guilherme de Paula Xavier, nos anos 40 foi um dos primeiros comerciantes da cidade, e nos 50 proprietário do “Bar Estrela” , a primeira sorveteria de Campo Mourão.


AS NOVELAS DA REDE GLOBO
18,00 Marina
19,00 Chega Mais
20,00 Coracao Alado

1977
Rodrigues Correia  apresentava normalmente seu programa na Rádio Colméia naquela manhã de 16 de agosto, sem imaginar a notícia que viria dos EUA no início daquela noite.


O cantor norte-americano Elvis Presley, 42 anos,  era declarado morto no final da tarde de 16 de agosto, em conseqüência de uma arritmia cardíaca. Os EUA perdiam seu maior ídolo e o mundo ocidental assistiria em seguida a um dos maiores derramamentos de lágrimas de sua história. Em 05 dias seriam vendidos 08 milhões de discos do “rei”, só nos EUA. Segundo especialistas, mesmo que alguém aparecesse atualmente e conseguisse vender mais de 10 milhões de cópias todos os anos, ele levaria "somente" 100 anos para vender o número de discos de Elvis, pois o cantor já vendeu mais de um bilhão de cópias ao redor do mundo. Ou seja, Elvis ainda ficará no trono por muito... muito tempo.

1976
O Cantor Raul Seixas apresenta-se no Cine Plaza de Campo Mourão. Na foto, com mourãoenses (Namir Piacentini, Faro-Fino, Futrika, entre outros) na Churrascaria Itaipu. 18/08/74


DOM 22  - Morre Juscelino Kubistcheck, em acidente de carro, aos 73 anos.

1975
Morre aos 59 anos o pioneiro Adalberto da Rocha Walter. Filho de Jorge Walter, nascido em Campo Mourão em 1916, foi  delegado de polícia na década de 40.


O São Paulo conquista o campeonato paulista de futebol nos pênaltis, em decisão contra a Port. Desportos. O time, que ficou 48 jogos sem perder, era formado por: Valdir Peres, Nelson, Paranhos, Arlindo e Gilberto, Chicão e Pedro Rocha, Terto, Murici, Serginho e Zé Carlos

1974
Morre o ex-prefeito Horácio Amaral, em acidente ocorrido na estrada Campo Mourão-Roncador.  Ele se encontrava em plena campanha política, concorrendo a uma vaga para deputado estadual.  Sua morte comoveu a população mourãoense, transformando-se no enterro mais concorrido da cidade desde o de Roberto Brzezinski e Harrison José Borges em 1959.


-Richard Nixon renuncia à presidência dos EUA depois do escândalo de Watergate.

1972
-Começa a construção da Faculdade de Campo Mourão 1972 Fogo simbólico da pátria chega a Campo Mourão, no começo da noite de quarta-feira, dia 16. Uma multidão tomou conta da praça para assistir ao evento, que percorria todo o país devendo culminar em 07 de setembro com a comemoração do Sesquicentenário da Independência do Brasil.

Acidente automobilístico próximo ao distrito de Luiziana mata os irmãos Guilherme, 27, e Flávio de Paula Emmer, 25, netos do pioneiro Guilherme de Paula Xavier.


ELVIS EM LAS VEGAS
Acontecia a 7.ª temporada do rei em Las Vegas, teve 62 shows, que foram realizados do dia 04 de agosto a 04 de setembro. Ainda abalado com a separação de Priscilla, Elvis não perdia o bom humor no palco, parecendo feliz. Num dos shows, viu uma fã desvairada que não parava de gritar e ele foi para perto dela e disse: " Não se preocupe, querida. Estou livre agora..." Após encerrado o último show da temporada, sua majestade deu uma coletiva a imprensa, para anunciar o show que faria no Hawaii em janeiro do próximo ano.

1967
Começam os trabalhos de pavimentação asfáltica de Campo Mourão a Maringá. O fato foi muito festejado pela população, pois o precário estado da ligação rodoviária com a região, vinha sendo um sério ponto de estrangulamento de riquezas, com prejuízo para um maior desenvolvimento do município.


-“Só Vou Gostar de Quem Gosta de Mim” , com Roberto Carlos é o compacto simples  mais vendido no Brasil, entre os compactos duplos “A Namoradinha de Um Amigo Meu” , também com Roberto Carlos está há seis meses em 1. lugar.

1965
“Casa dos Retalhos”  e reinaugurada em Campo Mourão. Existindo desde 1963 a popular casa de tecidos passa agora por uma mudanca societária


-Os Beatles estavam nas paradas brasileiras com ‘Eight Days a Week’, e Elvis Presley com ‘Crying in the Chapel”.

1963
Entre agosto e setembro, grande seca atinge o Paraná culminando em incêndios florestais. A região de Campo Mourão foi duramente castigada com o fogo se alastrando até próximo à cidade.  Os focos de incêndio circundaram o Rio do Campo estendendo-se até Roncador e Nova Cantu, e chegando a Campo Mourão, próximo à Serraria Carolo e à Serraria Cama Patente, que já se encontrava em fase de desativação. Durante semanas nuvens de fumaça pairavam sobre o centro de Campo Mourão chegando às vezes a tapar o sol. Na foto acima, uma cena do filme “Anel de Fogo” (Rings of Fire), produção norte-americana de 1961 que retratava um grande incêndio florestal que chegava a uma cidade, e que coincidentemente era exibido nos cinemas brasileiros em 1963.


“Os Pássaros” , de Alfred Hitchcock, era a principal estréia nos cinemas do eixo Rio-São Paulo

1962
Morre aos 56 anos Diamiro da Rocha Walter. Filho de Jorge Walter, deixou viúva Alcídia de Paula Walter, 43, que era filha de Guilherme de Paula Xavier. (08/08/62) Morando em sua fazenda próxima à Serraria Cama Patente, o sr. Miro, como era conhecido,  foi uma das primeiras pessoas na região a possuir um aparelho de rádio nos anos 40,  fazendo muitas pessoas se deslocarem até lá para conferir a “máquina que fala”.


DOM 05 *Marilyn Monroe,36, e encontrada morta em sua casa de Los Angeles, com um frasco de calmantes ao seu lado.

1961
-Começa a funcionar a Livraria Roma.

-Lançamento da Pedra Fundamental da Igreja N. S. do Rosário do Rocio.


SEX 25 JANIO RENUNCIA

SAB 26*O Governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, declara que garantirá a posse de João Goulart, mesmo que tenha que ser  “ a bala”. Imediatamente o Ministro da Guerra dá ordens para o comandante do III Exército depor Brizola. As ordens são recusadas.

DOM 27 *Manifestações em todo o país pela posse de Goulart. Todos os ministros militares são contra.

1960
Inaugurada a Caixa Econômica Federal em Campo Mourão. (24/08/60)


Nelson Gonçalves era sucesso nas rádios brasileiras com "Meu Dilema".

1959
Rádio Difusora Colméia de Campo Mourão é inaugurada oficialmente em 02 de agosto de 1959. Entre as atrações de inauguração, a exibição no Cine Império de “Ases do Gatilho”,  (foto) faroeste norte-americano de 1956, com George Montgomery, a cores.


O garoto mexicano Joselito era sucesso no Brasil com “Donde Estás Mi Vida”

1958
Rádio Difusora Colméia de Campo Mourão  começa a funcionar, transmitindo em caráter experimental (20/08/58).  Entre seus primeiros locutores estão Pedro da Veiga, Aroldo Tissot, Hans Havache e Raimundo Spaki.


-“Cabecinha no Ombro” com Alcides Gerardi é a música mais tocadas nas rádios brasileiras.

1957
Morre aos 66 anos o sr. Eugenio Zaleski, proprietário do Hotel Central desde o final dos anos 40. Topógrafo, ajudou a projetar o que seriam as avenidas e a praça central de Campo Mourão.


Numa quarta-feira, dia 07, morre nos EUA o cômico Oliver Hardy, o célebre gordo da dupla com o magro Stan Laurel. Acima, em uma de suas últimas fotos, seus amigos o homenageavam com um bolo de aniversário.

1955
Fundado o “Ginásio de Campo Mourão”, instituição particular de ensino pertencente ao professor Ephigênio José Carneiro. A Comissão encarregada de sua construção foi composta por Odilon Jofre Tayer, Bonifácio Paes Carneiro, Alfonso Germano Hruschka e Teodoro Metchko.

No sábado dia 06, acontece  o “Baile do Livro”, objetivando a aquisição de material bibliográfico para compor o acervo de uma sonhada Biblioteca. O grupo de pessoas que encampava essa proposta era encabeçado por Roger Miguel Vargas, Afonso Germano Hruschka e Dornélia Lurdes Huber.

Lei Estadual 048 cria o município de Goioerê, desmembrando-o de Campo Mourão.


Dia 05 morre em Beverly Hills a brasileira Carmen Miranda. Dia 13 é enterrada no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro com 500 mil pessoas acompanhando o cortejo. É a quarta vez que grande comoção toma conta dos brasileiros na década de 50. A primeira foi a derrota na Copa do Mundo em 1950, a segunda foi a morte de Francisco Alves em 1952, a terceira e maior de todas, foi o suicídio de Getúlio Vargas em 1954.

1950
Governador Moysés Lupion inaugura a Luz Elétrica em Campo Mourão, em solenidade realizada na Praça 10 de Outubro (hoje Praça Getúlio Vargas). 17/08/50


Getúlio Vargas estava de volta, agora como candidato a Presidente da República.

1931
Morre aos 83 anos o pioneiro Guilherme de Paula Xavier, em sua Fazenda Santa Maria. Guilherme fora um dos primeiros proprietários de terra em Campo Mourão, ainda no século 19, e comandou uma expedição para estas terras em 1893. Em 1921 tornou-se o primeiro Juiz de Paz de Campo Mourão. Até o dia de sua morte foi a principal  autoridade dessa região.(06/08/31)


Getúlio Vargas era o presidente do Brasil em caráter provisório, depois da revolução de 30. Na Itália, meses antes o Vaticano havia rompido relações com o governo de Mussolini e o Papa Pio XI havia chamado os fascistas de “Violentos e odiosos”.

1911
Em 16 de agosto Inácio Luiz Pereira e sua esposa Maria Inácia chegam a Campo Mourão.


Portugal elege seu primeiro Presidente da Republica, depois da queda da monarquia no ano anterior.

VIAJANDO NO TEMPO - AGOSTO


 Fale conosco | Colunas anteriores | Home