Silvaney Sauer Walter

Não se perca no tempo, hoje é  
Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2017  

OUTUBRO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1954 –Leonor Walter Costim, a terceira da esquerda para a direita, na fileira do meio,  posava para fotografia com  seus familiares em 03 de outubro, na Campina do Amoral.  Leonor nasceu em 1917 nesse mesmo local, e viveu ali até sua morte, em 06 de setembro desse ano, aos 88 anos.

 

1968
Campo Mourão completa 21 anos num dia bastante agitado:  Governador Paulo Pimentel visita a cidade, sai a primeira edição da “Tribuna do Interior”, de Dickson Fragoso Veras,  e é Inaugurado oficialmente as novas instalações do “Colégio Estadual  de Campo Mourão”, (com a presença do governador) antigo Ginásio, que funcionou de 1955 ate esse ano em prédio particular e alugado. Seu diretor , desde 1960 é o professor  Egydio Martello. Tudo isso num dia chuvoso. `A  noite, na Praça Getúlio Vargas, shows folclóricos apresentados pelas colônias italiana, ucraniana, portuguesa, árabe e japonesa, e show com o cantor Tony Angeli, que obtinha relativo sucesso na Jovem Guarda.
No dia 13, último dia das festividades dos 21 anos do município, aconteceu uma corrida de calhambeques pela manhã e futebol à tarde, com a Mourãoense sendo derrotada pelo Atlético Paranaense por 7 x 3


Leno era sucesso na Jovem Guarda com "A Pobreza".

1967
Inaugurada nova rodoviária municipal, no 20. aniversário da cidade. Nesse dia é executado pela primeira vez o Hino Municipal da cidade.


Johnny Rivers era sucesso no Brasil com “Poor Side of Town”.

1964
-Fundada a AERM – Associação Esportiva e Recreativa Mourãoense, primeiro clube de futebol profissional de Campo Mourão. Hamilton Laurindo, coletor do estado, é nomeado seu primeiro presidente, Santinor Portes Pinto ficou como vice e Alcyr Costa  Schen como diretor de esportes.

-D. Eliseu Simões lança a Pedra Fundamental do Seminário Diocesano de São Jose.


Em 16 de outubro a China explode a sua primeira bomba atômica, tornando-se a 5. potência nuclear do planeta, depois de EUA, URSS, Inglaterra e França

1963
Ivo Trombini, candidato a prefeito de Campo Mourão, traz para sua campanha o ex-presidente Juscelino kubistcheck, que chega a hospedar-se no Hotel Brasil.


Em 10 de outubro a França perde sua maior cantora. Edith Piaf morria aos 47 anos.

1961
Lei Estadual 4.450 cria o município de Janiópolis, distrito de Campo Mourão conhecido por Pinhalzinho.


“Coração de Luto” , com Teixeirinha, é sucesso em todo o país, tornando-se a música mais vendida no ano. Em pouco tempo bateria o recorde de vendagem de “A Volta do Boêmio”, com Nelson Gonçalves. Até sua morte, em 1985, o compacto venderia 6 milhões de cópias.

1954
Família Walter realiza encontro na Campina do Amoral. (03/10/54)


- O cantor norte-americano Nat King Cole é sucesso no Brasil, com “Blue Gardênia” e  “Pretend”

1951
Campo Mourão faz 04 anos. Nelson Bittencourt do Prado,35,  lança o jornal “Correio de Campo Mourão”. E o primeiro órgao de comunicação lançado na cidade.


- O cantor norte-americano Nat King Cole é sucesso no Brasil, com “Blue Gardênia” e  “Pretend”

1950
Chega a Campo Mourão o alfaiate Estefano Domanski e sua esposa Assunta. Compraram um terreno na rua São Paulo e construiram sua casa, fundando a “Alfaiataria Santo Antonio"


-Dalva de Oliveira é sucesso nos rádios e nas vitrolas com “Olhos Verdes”.

1947
Emancipação política de Campo Mourão. Jose Antônio dos Santos assume provisoriamente a prefeitura do município.


-Nos EUA avião X-1 quebra a barreira do som pela primeira vez, com o piloto Chuck Yeagger atingindo mais de mil km por hora próximo a uma base na Califórnia.

1940
Monsenhor Manoel Koenner, segundo Prelaz, de Foz do Iguacu, visita Campo Mourão. Ele lutava pela criação de uma paróquia nesta região.


- “A Dama das Camélias” , com  Francisco Alves, está nas paradas, e é o maior sucesso do ano nas emissoras de rádio brasileiras.

1939
Miguel Scharan, 36, chega a Campo Mourão, onde fixa residência


- Orlando Silva é o “cantor das multidões” e tem nas paradas um de seus maiores sucessos: “A Jardineira”.

1938
Morre aos 41 anos Inácio Luis Pereira., que aqui chegou com 06 anos em 1903.


Nos EUA o radialista (e futuro cineasta) Orson Welles transmite pelo rádio “A Guerra dos Mundos” de H. G. Wells, imaginando como seria uma invasão marciana na Terra. Muitos ouvintes de Nova York, Nova Jersey, e outras cidades acreditaram ser real o relato radiofônico e entraram em pânico.

1893
Norberto Marcondes, Guilherme de Paula Xavier e  Jorge Walter chegam a Campo do Mourão com uma expedição de 120 homens, para se dedicarem à criação de gado. Tinham como propósito os primeiros contatos com os índios aqui existentes, estimados em cerca de 500 pelo cacique Capitão índio Bandeira, que era um mestiço que liderava sua tribo no chamado Campo Bandeira, hoje uma fazenda com este nome. A outra tribo, chefiada por Gembre ficava às margens do Rio Dezenove. Os expedicionários começam então a construir casas de moradia e mais algumas benfeitorias, além de abrirem um picadão na mata.


Nascia em São Paulo o futuro escritor Mário de Andrade.

VIAJANDO NO TEMPO - OUTUBRO


 Fale conosco | Colunas anteriores | Home