Silvaney Sauer Walter

Não se perca no tempo, hoje é  
Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2017  

2005 - NOVEMBRO

CASA DOS RETALHOS, BAR OK!, LANCHONETE ESPIGÃO, SKATE DISCOTHEQUE, WILK SOM, TIME DA MOURÃOENSE, PISCINA DO BISPO...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1955 – Um ônibus atolado na lama em um dia chuvoso em Campo Mourão. Há 50 anos atrás, Roberto Brzezinski era eleito o prefeito de nosso município com 2.478 votos, vencendo a Eduardo Machado de Lima, com 1.252, Manoel Jesus Pereira, com 1.219 e a Miguel Balabuch, com 298. No centro da cidade, casas de comércio deixavam os enormes aparelhos de rádio ligados, cujas emissoras tocavam a sensação do momento, o grupo paulista “Demônios da Garoa”,  que colocavam nas paradas um sucesso atrás do outro, como “O Samba do Arnesto” e “Saudosa Maloca”.

 

1980
Campo Mourão participa do Programa Sílvio Santos na TV, no então popularíssimo programa “Cidade Contra Cidade”, enfrentando a cidade de Santos e saindo-se vencedor. O diretor da Faculdade José Pochapski, os radialistas José Ernesto Tavares e Antônio Kienen, estiveram entre os participantes.



A volta de John Lennon era destaque nas revistas em todo o mundo, um mês antes de sua trágica morte. Com o hit “Starting Over” , algo traduzível para “Como se Começasse Outra Vez”, o ex-beatle voltava às paradas depois de 05 anos de completa inatividade.

1972
Renato Fernandes Silva, é eleito prefeito de Campo Mourão, derrotando o candidato Augustinho Vecchi.



Nos EUA enquanto "sua majestade",  o cantor Elvis Presley voltava ao topo das paradas com “ Burning Love” , Richard Nixon era reeleito presidente norte-americano.

1971
O time de futebol da Mourãoense aparece pela primeira vez na Loteria Esportiva, da Caixa Econômica Federal. Fez o jogo de número 10 e empatou em 1 x 1 com o Grêmio de Maringá, jogando no Estádio Roberto Brzezinski. A Loteria Esportiva  foi uma verdadeira coqueluche em toda a década de 70. Surgiu durante a Copa de 1970 e logo após atingiu popularidade impressionante. As pessoas acompanhavam os jogos pelo rádio conferindo os cartões. Nesta época a Rádio Difusora Colméia tinha Anísio Morais como narrador e Willie Bathke Jr. como comentarista.


Haroldo Fernandes era o locutor esportivo “camisa 10” da Rádio Tupi de São Paulo, com grande audiência que ia “dos pampas aos seringais”, como costumava dizer no início das transmissões.

1970
Fundada a COAMO - Cooperativa Agropecuária Mourãoense.  Foram 79 agricultores de 14 municípios da região. Diretor Presidente: Fioravante João Ferri e Vice Presidente: Gelindo Stefanuto


A Franca perdia Charles de Gaulle, líder maximo do pais durante a resistência francesa na 2. guerra, e presidente francês durante os anos 60.

1965
Inaugurado o “Clube Recreativo Mourãoense”, sob a presidência de Antônio Zaramela.



Jerry Adriani com "Querida", e os Beatles, com "Help", disputavam o primeiro lugar nas paradas de sucesso brasileiras.

1961

Inaugurado o Colégio Marechal Rondon, todo em alvenaria e bem no centro da cidade. É a escola mais moderna do município. Houve uma grande festa de inauguração, transmitida pela Rádio Difusora Colméia, que contou com a presença do Secretário da Educação Mário Braga Ramos e de autoridades locais e estaduais. O evento chegou a ser filmado e incluído no filme “Surge Uma Cidade”, que seria lançado ano seguinte por Getúlio Ferrari.



“Bastam Dois Para Amar”, com a bela Yvette Mimieux era sucesso nos cinemas brasileiros, lotando sessões diurnas e noturnas do Cine Império de Campo Mourão, que ficava na avenida Manoel Mendes de Camargo, a poucas quadras do novíssimo prédio do Grupo Marechal Rondon.

1952
Fundado em Campo Mourão o “Banco do Estado do Paraná”. É a primeira instituição bancária do município. Localizado na Avenida Irmãos Pereira n. 1189.



“Sassaricando”, com Virginia Lane, era sucesso nas rádios brasileiras.

1950
Dr. José Carlos Ferreira e sua esposa Lígia Ricoli chegam a Campo Mourão.



São Paulo vê a estréia da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, com a exibição do filme “Caiçara” . Fruto do empenho do industrial Francisco Matarazzo e de Franco Zampari, a  Vera Cruz seria a maior cidade cinematográfica do país, a Hollywood Brasileira.

1947

Morre aos 75 anos o pioneiro Miguel Luiz Pereira, que chegara por aqui em 1903.



“A Felicidade Não se Compra”, de Frank Capra, indiscutivelmente um dos mais belos momentos da história do cinema, era sucesso nas telas brasileiras.

1940
Comitiva é enviada a Campo Mourão pelo Interventor Manoel Ribas. Segundo Pedra da Veiga, em seu livro “Campo Mourão – Centro do Progresso”, 1999, o jornalista João Gabardo relata para a “Gazeta do Povo” que, no então Distrito de Guarapuava, havia “06 fábricas de aguardente, 22 engenhos que fabricam rapaduras e açúcar, havendo também uma excelente serraria e, 13 casas comerciais, a maioria possuidora de mercadorias em grande quantidade.



A dupla sertaneja Alvarenga e Ranchinho era sucesso pelas ondas da Rádio Nacional com o sucesso “Romance de uma Caveira”.

VIAJANDO NO TEMPO - NOVEMBRO
Este site é uma viagem sem compromisso pelo passado de Campo Mourão. Para relembrar outros fatos de novembro, basta clicar abaixo em Colunas Anteriores.


 Fale conosco | Colunas anteriores | Home