Silvaney Sauer Walter

Não se perca no tempo, hoje é  
Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2017  

JANEIRO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em janeiro de 1935 um grupo de homens de Campo Mourão foi pescar no rio Ivaí, onde acabaram contraindo a febre perniciosa, que tragicamente vitimou sete deles, entre os quais estava João Rodrigues Monteiro, o conhecido "João Bento", que estava com 64 anos.

 

1973
*A Mourãoense  participava do Campeonato Paranaense de Futebol, e ia de mal a pior. Segundo a edição numero 148 da revista “Placar”, de 12/01/73, numa Sexta-feira, dia 05, “o presidente Delordes Daleffe convocou uma reunião  naquele dia e botou as cartas na mesa. Na sede da Mourãoense, na rua São Paulo, as 20 horas, estiveram madeireiros, comerciantes e industriais que deram apoio a Delordes e prometeram ajudar.”

-Inaugurada a Faculdade de Campo Mourão.
-Campo Mourão é integrado no sistema de telefonia  de DDD-Discagem Direta à Distância.



Num domingo, 14 de janeiro,  O cantor norte-americano Elvis Presley, então com 38 anos, faz show no Hawai televisionado via satélite para mais de 1 bilhão de pessoas (o Brasil ficou de fora, a Globo exibiria o tape dias depois).  E considerado o maior momento da inigualável carreira do astro, a coroação definitiva daquele que viria a ser chamado “O Artista do Século” .

1966
Começa a construção do Edifício Belin Carolo.



“Quero que Va Tudo Pro Inferno”, com Roberto Carlos, lidera as paradas de sucesso em todo o pais. O jovem cantor, com 24 anos, já e o maior vendedor de discos do Brasil, e um fenômeno nacional comparável a Beatlemania que assolava o mundo, e a Elvis Presley de alguns anos atrás.

1959
Milton Luiz Pereira, com 26 anos, e Miguel Antunes de oliveira, o nosso popular "Tio Miguel", então com 39 anos, chegavam a Campo Mourão, enquanto era inaugurada por aqui a agência do Banco do Brasil.



Enquanto o “rei” Elvis estava no exército e Paul Anka era sucesso com “Diana”, os cinemas brasileiros lotavam para ver uma produção “B” de Hollywood “A Mulher de 15 Metros”, que mostrava “um verdadeiro mulherão”:

1954
Em 15 de janeiro o então menino Darcy Deitos, com 09 anos, chega a Campo Mourao, vindo de Joaçaba-SC. Seu pai, Sabino Deitos, era pintor de paredes e já estava na cidade desde 1952.


Nelson Gonçalves sucedia Francisco Alves como o maior vendedor de discos do pais, e estava nas paradas com “A Camisola do Dia”

1947
Willie Bathke passa a residir em Campo Mourão onde assume o Cartório de Registro Civil.


"Porta Aberta", com Vicente Celestino, era sucesso nas paradas da Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

1936
Registros históricos mostram que em Janeiro de 1936 o distrito de Campo Mourão possuía  15 casas.*Bairro do Sertaozinho, ao norte do Campo: 61 casas.*Bairro Rio Claro (depois, Araruna), 18 casas.*Barreiro do Oeste: 10 casas*Barreiro do Campo (das Frutas ou dos Theodoro): 10 casas.*Rio do Campo: 07 casas*Mambore: 18 casas*Campina dos Walter (ou Walterlandia), 08 casas.


Nos EUA a revista “Bilboard”  publica a primeira parada de sucessos musicais.

1921
É instalado o Distrito Judiciário em Campo Mourão, assumindo o cargo de Juiz de Paz o coronel Guilherme de Paula Xavier,72,  tendo como seu escrivão Joaquim Pereira Vitor, que acumulava a função de Escrivão de Polícia. O primeiro assento de casamento feito por essas autoridades seria  de Oliveira Aleixo com Nercinda Pereira de Campos, filha de Pedro Ouvídio Pereira e neta do velho sertanejo, José Luiz Pereira.


Quase dois anos após o final da Primeira Grande Guerra a fome e a miséria ainda assolavam a Europa, principalmente nos paises derrotados, como a Alemanha. So na capital Berlim mais de 100 mil crianças estavam subnutridas, com tuberculose e outras doenças.

VIAJANDO NO TEMPO - JANEIRO
Este site é uma viagem sem compromisso pelo passado de Campo Mourão. Para relembrar outros fatos de janeiro, basta clicar abaixo em Colunas Anteriores.


 Fale conosco | Colunas anteriores | Home