Silvaney Sauer Walter

Não se perca no tempo, hoje é  
Sexta-Feira, 23 de Junho de 2017  

2006 - ABRIL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1986
Morte do menino Robson comove Campo Mourão e é notícia em todo o país. O menino de 11 anos, filho de Leonília e Demétrio Paitach, gerente do Banestado de Campo Mourão, foi seqüestrado na tarde do dia 10. O pagamento do resgate, de 300 mil cruzados,  foi feito no dia seguinte. Na tarde do domingo, dia 13, seu corpo foi encontrado.


Na manhã do dia 15, aviões americanos bombardearam a Líbia do General Khadafi, por seu “reinado de terror mundial”, de acordo com o governo americano. 15 pessoas foram mortas, entre elas, uma filha de Khadafi.

1976
Reaberto o  Estádio Municipal Roberto Brzezinski, na tarde do dia 28, na abertura do 2. turno do Campeonato Paranaense. Até as aulas foram dispensadas  para os mourãoenses lotarem o estádio e assistirem um surpreendente 0 x 0 da amadora equipe da Mourãoense, com o todo poderoso da época Coritiba F. C.



Capa da revista “Sétimo Céu”.

1973
Inaugurado o “Supermercados Catarinense”, na Av. Cap, Índio Bandeira, em frente ao Clube 10 de Outubro. Era o maior e mais moderno mercado da região.



Ângelo Máximo, com voz de Wanderley Cardoso e visual do “rei do rock”,  era sucesso em todo o país com “Domingo Feliz”

1967
Rosalino Salvadori toma posse como prefeito de Campo Mourão, substituindo a Milton Luiz Pereira


Fervia a Jovem Guarda e Jerry Adriani, 20, estava nas paradas com “Quem Não Quer”

1960
Dom Eliseu Simões toma posse como o primeiro bispo de Campo Mourão.


“Me Dá um Dinheiro Aí” ,com o jovem Moacyr Franco, era sucesso em todo o país, inclusive na Rádio Colméia.

1952
Campo Mourão ganha um cinema.  Quinta-feira, dia 03, é inaugurado com a presença de autoridades e um clima festivo, o “Cine Mourão”, com a exibição do filme “É Com Esse Que Eu Vou”, com Oscarito e Grande Otelo.

NESSE MESMO ANO,  NOVAS FAMÍLIAS CHEGAM A CAMPO MOURÃO: Conrado Pochapski,31,  traz a família para Campo Mourão, a esposa Rosa, 25, os filhos, Áudio, Teófila e José, então com 06 anos. Conrado  se encontrava por aqui desde meados de 1951. Montou um armazém de secos e molhados no centro da cidade. 1952 Hercílio Sauer, 42,  e Maria Rita, 31,  chegam em Campo Mourão, oriundos de Caçador-SC, trazendo os filhos Sueli, 10, Silvanira, 07 e Sidnei, 04

Em 26 de abril acontece a inauguração da sede social do Clube 10 de Outubro.


Sai a primeira edição da revista “Manchete”, que superaria a tradicional “O Cruzeiro” a partir do final dos anos 60 e seria a principal revista brasileira de variedades até os anos 80.

1951
Fórum da Comarca de Campo Mourão realiza seu primeiro juri. Localizava-se em um já velho casarão na av. Irmãos Pereira.Juiz: Dr. Sinval Reis (juiz substituto)Promotor: Dr. Luiz Renato PedrosoAdvogados: Dr. Homero Cavalcanti e Dr. Altevir Alves Ribeiro.Réu: Ezequiel Francisco DutraJurados: Eduardo Michicoski, Jamil de Oliveira Jacob, Guilherme Normann, Nelson Amaral,  Miguel Scharan, Egydio Genero, Domingos Maciel Ribas-Quem sorteou os jurados foi o “menor” Willie Bathke Jr., 11 anos.-O réu foi absolvido.



“Armadilha”, com Robert Taylor,  era um faroeste em preto e branco exibido com sucesso nas telas brasileiras. Campo Mourão ainda não tinha cinema, quem quisesse ver Robert Taylor enfrentando os peles-vermelhas, tinha que ir a Peabiru, onde havia o Cine Vera.

1947
Instalada a “Escola Presidente Getulio Vargas”, com 45 alunos matriculados. Domingos Jose de Souza,34, havia sido nomeado professor  publico no mês anterior. A comunidade havia feito uma coleta nos meses anteriores para a compra da madeira e sua construção. Também foram feitas 12 carteiras, mesa e quadro negro.



A equipe do Palmeiras em 1947.

VIAJANDO NO TEMPO - ABRIL
Este site é uma viagem sem compromisso pelo passado de Campo Mourão. Para relembrar outros fatos de abril, basta clicar abaixo em Colunas Anteriores.


 Fale conosco | Colunas anteriores | Home